
Para as eleições de 2022, o PSB lançou a candidatura de 5 mulheres para vice-governadoras. Cristiane Baleiro, Professora Jana Almeida, Josi Paz, Bia Vargas e Lucia França irão representar, respectivamente, a força feminina socialista nos governos do Amapá, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Leia também: mulheres representam 33% das candidaturas no Brasil
Das 1.271 candidaturas lançadas pelo PSB nestas eleições, 421 são de mulheres. No geral, o partido lançou candidaturas para o governo de sete estados, onze para o Senado Federal, 445 para a Câmara dos Deputados e 762 para as assembléias legislativas — e 25 para câmara legislativa do DF.
O Socialismo Criativo, em prol da igualdade e do fortalecimento das mulheres na política, apresenta o perfil das candidatas. Confira:
Cristiane Baleiro

A professora e ativista social de Manaus, Cristiane Balieiro é a candidata a vice-governadora na chapa do deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) a governador do Amazonas nas eleições deste ano.
A escolha foi divulgada pelo presidente estadual do PSB, deputado Serafim Corrêa, em suas redes sociais.
“Cristiane Balieiro é professora, nascida em Benjamin Constant, criada em Tabatinga. Ela é ativista social, defensora da causa das mulheres, é um orgulho dos quadros do PSB. Ela foi minha vice quando fui candidato a prefeito em 2016”, destacou o presidente estadual do PSB.
Professora Jana Almeida

Especialista em Neuropsicopedagogia e formada em Estudos Sociais com habilitação em História (UPIS) e Pedagogia (UnB), Jana Almeida é professora e a candidata a vice-governadora na chapa pura de Rafael Parente. Premiada em 2015 por Boas Práticas de Gestão, além de diversas moções de reconhecimento e louvor pelo trabalho realizado à frente da gestão da Escola Classe 05 do Guará, colocando a escola em 1º lugar no IDEB da cidade e entre as 5 primeiras do DF, exemplo de excelência e referência em educação.
Articuladora das lutas pelo empoderamento feminino e contra a discriminação racial, Jana está à frente de diversas iniciativas relacionadas à Educação Antirracista em todo país.
Defensora incansável da educação pública, a socialista acredita na qualidade do Ensino, na competência dos educadores e na necessidade de avanços e modernização para o ensino brasileiro, sobretudo na área tecnológica e na inovação metodológica.
Josi Paz

Em julho, o PSB anunciou a ex-vereadora e professora Josiane Paz como a candidata a vice-governadora do Rio Grande do Sul, ao lado de Vicente Bogo. Em entrevista para o jornal Ibiá, a socialista afirmou que sua “postura de respeito e fraternidade não mudará jamais”.
“Eu quero encarar este desafio trazendo minha experiência junto à pasta da Agricultura Familiar, onde trabalhei recentemente, e tudo o que aprendi no coletivo nacional de mulheres, como Vereadora de Montenegro, como Secretária Municipal de Assistência Social, como Conselheira Tutelar e Agente de Saúde”, disse Josi ao Jornal Ibiá.
“É motivo de orgulho saber que nossos sonhos por uma sociedade mais justa, correta e equilibrada foram prestigiados. Minha postura de respeito e fraternidade não mudará jamais. Então, que venha o desafio, e que possamos dizer olhando no olho de cada gaúcho que podemos tornar nossos dias melhores para todos”, completou.
Bia Vargas

A microempreendora Bia Vargas foi a escolha de Décio Lima (PT), candidato ao governo de Santa Catarina, e do ex-deputado estadual Gelson Merisio (Solidariedade), para compor a chapa como vice-governadora.
Lucia França

No início de agosto, o candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, anunciou a educadora Lúcia França (PSB) como candidata a vice em sua chapa. Lúcia tem 60 anos e, além de professora, é empresária, pós-graduada em Direito Educacional e tem MBA em Liderança.
A socialista é esposa do candidato ao Senado, Márcio França (PSB).
Foi presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (1997-2004) e do estado de São Paulo (2018), e mantenedora do Colégio Novomundo, em Praia Grande, na Baixada Santista, há 40 anos.
Candidaturas do PSB
Ao todo, 1.270 socialistas participaração da corrida eleitoral deste ano. Segundo dados do TSE, é o segundo maior quantitativo de candidaturas lançadas pela legenda, ficando atrás somente de 2014, quando o PSB contou com 1.353 candidatas e candidatos.