
Nesta segunda-feira (27), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), encaminhou um documento ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no qual propõe um “Pacto Nacional pelo Emprego” para contornar a crise provocada pela pandemia do coronavírus.
No documento, o governador maranhense pede que Bolsonaro convoque demais governadores, entidades empresariais e organizações de trabalhadores para promover a defesa da economia e dos empregos no país, buscando saídas para o desemprego que já afeta 12,9% dos brasileiros.
No momento em que o Brasil experimenta de quebras e demissões, com o fechamento de mais de 700 mil empresas até a primeira quinzena de junho, o pedido também reforça a necessidade de um planejamento urgente de medidas para evitar o cenário projetado pela equipe econômica do governo, especialmente aquele descrito pelo secretário de Política Econômica do Governo Federal, Adolfo Sachsida.
Em entrevista à Folha de S. Paulo nesta segunda, Sachsida antecipou que “os índices de desemprego vão dar um repique grande” no segundo semestre. Ao jornal, o secretário declara que “o desemprego já aumentou, os dados é que não mostram isso, sendo bem franco”.
Na carta endereçada ao presidente, Flávio Dino também afirma que o encontro a ser formulado por Bolsonaro “seria de extrema importância” para a “apresentação de propostas para proteção de pequenos e microempresários, assim como um plano de obras públicas, indispensável para recolocar o país no ritmo do crescimento”.
O documento, na íntegra, pode ser visualizado abaixo.