
Uma série de seminários promovidos pela Fundação João Mangabeira (FJM) sobre melhores práticas políticas e de gestão pública foi realizada em 11 municípios do Espírito Santo, de julho a agosto deste ano, pela Coordenação Estadual da Fundação João Mangabeira do Espírito Santo. A iniciativa teve o objetivo de mobilizar lideranças dos segmentos da Juventude, Mulheres, Negritude e LGBTQIA+ do Partido Socialista Brasileiro (PSB) acerca das realidades estaduais e nacionais.
Os seminários ‘’Informação, Formação e Formulação Política’’ reuniram em torno de 870 pessoas, entre dirigentes, militantes e pretendentes a disputar o pleito eleitoral de 2022, nas cidades de Cariacica e Fundão (Região Metropolitana), Colatina e Baixo Guandu (Microrregião Centro-Oeste), Cachoeiro de Itapemirim e Muqui (Microrregião Central Sul), Ibatiba, Muniz Freire e Dores do Rio Preto (Microrregião de Caparaó), Linhares e Ibiraçu (Microrregião Rio Doce).
Além disso, durante a realização dos seminários, foi apresentado o livro ‘’Origens: como a periferia me levou para a política e me fez vice-governadora’’, lançado em 7 de julho, de Jacqueline Moraes, a primeira mulher e a primeira pessoa negra a ser eleita como vice-governadora do Estado do Espírito Santo. A obra conta com o selo da Fundação João Mangabeira e do PSB.
Curso para mulheres candidatas do PSB
a FJM também está promovendo o curso virtual “Jornada Plena do Voto” para mulheres candidatas do PSB, de 8 de agosto a 2 de setembro, pelo aplicativo Zoom Meetings.
Com duração de uma hora, as reuniões têm o objetivo de estimular a organização interior e geração de energia para o enfrentamento de um período importante às mulheres socialistas que disputarão cargos eletivos em 2022.
Ao todo foram 150 vagas disponibilizadas no curso. Márcia Papa Garcia está ministrando o curso às socialistas. Mentora, palestrante e coach, Márcia é especialista em Desenvolvimento Pessoal e possui formação em Psicologia Positiva e Inteligência Emocional.
“A trajetória das mulheres na política não é um caminho fácil, mas tenho certeza que com esse tipo de iniciativa de acolhimento e apoio, a jornada pode ser muito menos difícil e mais leve. Vamos juntas!”, afirmou Márcia.