
Os institutos Afrolatinas e Feira Preta, em conjunto com a Fundação Open Society, estão recebendo inscrições para sua edição 2021 do Festival Latinidades Pretas, evento que busca reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pela população negra e indígena da América do Sul e Caribe. Para esta edição, estão previstos 100 prêmios, de R$ 1 mil cada, para auxiliar os empreendedores da cultura e economia criativa.
Segundo a organização, o foco será a valorização de trajetórias, história e memória das culturas LGBTQIAP+ e o reconhecimento da contribuição das populações negra e indígena para a sociedade.
“O Brasil é um dos países que mais mata e violenta a população LGBTQIAP+ e a violência, vulnerabilização e negação de direitos a esses corpos é ainda mais intensificada no caso de pessoas negras e indígenas. Queremos incidir neste cenário para gerar renda e dar suporte a empreendedores e empreendedoras negras e indígenas LGBTQIAP+ em suas trajetórias e negócios dentro da cadeia produtiva da cultura”, explicou Jaqueline Fernandes, criadora do Instituto Afrolatinas.
As propostas devem ser iniciativas ou produtos inéditos como: música, poema, apresentação artística, oficinas, podcast, entre outros. Com foco na acessibilidade, também serão aceitos projetos desenvolvidos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, orais, voltados para as pessoas com deficiência visual.
Leia também: Projeto dá visibilidade a cientistas negras de forma lúdica
As inscrições podem ser realizadas no site do festival, até o próximo dia 20 de fevereiro. No canal do Youtube, administrado pelos organizadores, os participantes podem assistir a uma oficina realizada no último dia 3 de fevereiro, no qual são explicados os objetivos e o processo de envio de propostas, além de fornecer dicas para este e outros editais. O vídeo pode ser acessado neste link.
O Festival
Idealizado em 2020, em meio à pandemia do coronavírus, o Latinidades Pretas surgiu como uma forma de diminuir os impactos econômicos para os empreendedores afrolatinos e caribenhos que viram seus negócios afetados pela crise sanitária. Áreas como artes cênicas e plásticas, música, literatura, moda e gastronomia estão entre os eixos do edital.
Após o envio das propostas, os materiais serão analisados por uma comissão do Instututo Afrolatinas, além de 10 curadores externos. Os contemplados, além do prêmio em dinheiro, também participarão de uma mentoria de capacitação técnica e criativa que mescla, saberes ancestrais, com técnicas que desenvolvem capacidade de gestão administrativa, financeira e acesso ao mercado.
Serviço
Inscrições para o Festival Latinidades Pretas 2021
Até 20 de fevereiro de 2021
Inscrições e edital: www.latinidadespretas.com.br
Parabens Jack