
O Secretário Executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel de Medeiros, assumiu interinamente o cargo de ministro da Educação nesta sexta-feira (19). Ele substituirá Abraham Weintraub, exonerado nesta quinta-feira (18) pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Vogel é servidor público federal desde 1998 e já atuou nas áreas de finanças e gestão, tendo assumido funções de liderança desde 2001, em governos federal, estadual e municipal, além do setor privado. A expectativa é que ele fique, no máximo, três meses no cargo até a escolha do novo ministro.
O novo ministro interino tem formação acadêmica em Economia e Direito, com certificação profissional em Planejamento Financeiro.
Rival
Ele também tem passagens pela Casa Civil e foi secretário de Fernando Haddad (PT), rival de Bolsonaro nas eleições de 2018, na prefeitura de São Paulo. Na gestão de Haddad, Vogel comandava a pasta de Finanças e Desenvolvimento Econômico.
Depois de deixar a gestão de Haddad, em dezembro de 2014, Vogel foi nomeado secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização do Distrito Federal pelo ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que também faz oposição a Bolsonaro.
Em julho de 2015, após apenas sete meses no cargo, ele foi nomeado assessor da secretaria-executiva do Ministério da Fazenda do governo Dilma Rousseff.