
Presidente norte-americano declara emergência nacional e destina verba para o controle da pandemia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (13) estado de emergência nacional devido a pandemia do coronavírus Covid-19. A medida faz parte da Lei Stafford, que permite a destinação de até US$ 50 bilhões para regiões que necessitem de ajuda no controle da doença.
Segundo o G1, Trump também solicitou que hospitais ativem seus planos de emergência. Ele também fechou acordos com o setor privado para acelerar a capacidade dos EUA de diagnosticarem pessoas contaminadas com o Covid-19.
O presidente norte-americano também recomenda que estadunidenses idosos evitem aglomerações.
Em discurso, afirmou que o governo federal está atuando em conjunto com comunidades afetadas para orientar sobre fechamento de escolas e outras medidas.
Na quinta-feira (12), Trump disse que não ficou preocupado com o anúncio do caso de contaminação da comitiva brasileira com quem ele se encontrou no fim de semana na Flórida.
O secretário de Comunicação Fábio Wajngarten está com coronavírus, fato confirmado com teste de contraprova. Ele esteve com Trump em Mar-a-Lago, resort onde Bolsonaro foi recebido para um jantar com o presidente americano.
Com informações do G1.