
O Espírito Santo, governado pelo socialista Renato Casagrande, é o estado mais transparente do Brasil e tem também a melhor Governança Pública do país. É o que aponta o ranking inédito elaborado pela ONG Transparência Internacional que colocou o ES na primeira colocação do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP).
Com 90,4 pontos, o Estado foi classificado como “ótimo”, considerado o melhor resultado. O estudo avaliou a existência de políticas, legislações, ações governamentais e práticas de transparência, dados abertos, participação, transformação digital, integridade e combate à corrupção nos governos estaduais e do Distrito Federal.
Os pesquisadores avaliaram 84 indicadores nos sites institucionais e nas redes sociais dos órgãos. Foram analisados itens, como a facilidade de acesso do cidadão às informações públicas, a disponibilização de dados abertos, se o Estado oferta serviços públicos digitais e se tem mecanismos de prevenção e combate à corrupção.
O Espírito Santo, por exemplo, foi um dos poucos que publicou a agenda das autoridades públicas diariamente e que têm regras específicas para proteger quem denuncia casos de corrupção.
O ITGP tem como objetivo estimular a competição positiva e a cooperação entre os órgãos, por meio do reconhecimento das melhores práticas, e incentivar melhorias, colaborando para o avanço dessas políticas públicas. O estudo será realizado todos os anos e avaliará em breve também os poderes Legislativo e Judiciário.
Renato Casagrande reeleito
O socialista Renato Casagrande (PSB), foi reeleito governador do Espírito Santo. O socialista venceu a disputa do segundo turno contra o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) garantindo um novo mandato.
Neste domingo (30), com a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegando em 99%, Renato Casagrande conseguiu matematicamente ser reeleito. A aprovação de 53% da população, o que representa 1.164.990 de votos. A apuração continua.
No primeiro turno, com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o governador Casagrande obteve 976.652 votos (46,94%), enquanto Manato apareceu com 800.598 votos (38,48%)