
As três maiores emissoras dos Estados Unidos – ABC, CBS e NBC – suspenderam a transmissão do discurso do presidente Donald Trump na noite desta quinta-feira (5), após o mandatário fazer uma série de alegações de fraudes eleitorais sem apresentar nenhuma evidência.
Falando na Casa Branca, Trump reclamou que observadores republicanos não foram autorizados a acompanhar a apuração de perto e disse que um grande trabalho jurídico está em andamento para questionar a contagem em vários estados. O presidente, no entanto, não apresentou nenhuma prova, indício ou testemunho que embasassem suas alegações.
“Nós estávamos ganhando em diversos estados com uma grande margem, mas os votos começaram magicamente a mudar”, disse o republicano. Trump mais uma vez afirmou que tomaria medidas judiciais contra as supostas irregularidades na eleição.
Quando ele começou a colocar em dúvida a lisura do sistema eleitoral, as emissoras tiraram seu discurso do ar.
Leia também: Aliados criticam Eduardo Bolsonaro por contestar apuração de eleições nos EUA
Poucos minutos depois de Trump começar a falar, Lester Holt, da NBC, interrompeu a transmissão e disse que o motivo eram as informações falsas.
“Estamos assistindo o presidente Trump falando ao vivo da Casa Branca e temos que interromper aqui porque o presidente fez uma série de declarações falsas, incluindo a noção de que houve votação fraudulenta. Não houve nenhuma evidência disso. Alegações de sua campanha, mas seus porta-vozes não foram capazes de fornecer qualquer evidência. Ele também sugeriu que as pesquisas e muitas das quais estavam incorretas eram, de alguma forma, produto de interferência eleitoral”, afirmou.
Trump critica votos pelos correios
Em diversos estados, os votos por correio – que tendem a dar vantagem aos democratas – começaram a ser contados apenas depois dos votos depositados presencialmente nos locais de votação.
O candidato republicano separou os “votos legais” dos “votos ilegais” para dizer que já teria ganhado. Ele não disse, no entanto, como eles receberiam essa classificação.
“Se contarem os votos legais, eu ganho facilmente, se contarem os votos ilegais, eles tentam mudar o resultado”, disse Trump, antes de acusar zonas importantes, como a Filadélfia, de corruptas.
Nos últimos quatro anos, durante o mandato de Trump, a imprensa americana recebeu críticas por dar espaço a falas do presidente contendo informações falsas ou distorcida.
Com informações do Correio Braziliense, Yahoo e G1