
Mostrando sinais de recuperação, a Embraer anunciou a entrega da da primeira aeronave Phenom 300E da edição limitada Duet, desenvolvida em colaboração com a Porsche, a um cliente não divulgado em Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos. A empresa ainda tenta se recuperar da desmobilização de sua produção que resultou no fracasso da venda da Embraer para a Boeing.
Segundo a fabricante brasileira, e anúncio feito na última quarta-feira (30), o Duet “marca a primeira colaboração entre líderes nos mercados de aviação e automotivos, combinando o jato executivo single-pilot mais rápido e de maior alcance com o Porsche 911 Turbo S, referência no mercado de carros esportivos”.
A Embraer e a Porsche trabalharam em conjunto, tanto no solo quanto no ar, combinando elementos de design de forma exclusiva nesta parceria. Apenas dez pares de jatos executivos e carros esportivos serão produzidos.
O presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva, Michael Amalfitano, afirmou que o Duet foi projetado em colaboração com a Porsche para apresentar uma experiência de viagem sem igual para aqueles que desejam algo totalmente original, alinhado à nossa visão de oferecer a melhor experiência em aviação executiva. “O Phenom 300E já é o jato leve mais vendido do mundo e continuamos a superar todos os limites para agregar ainda mais valor e trazer novas experiências aos nossos clientes”, acrescentou.
O que aconteceu entre a Embraer e a Boeing?
No 25 de abril de 2020, a Boeing desistiu do acordo com a Embraer, acordo este que resultaria no maior negócio aeroespacial da história brasileira.
Inicialmente, a união possibilitaria a criação de duas joint ventures (modalidade de empreendimento administrado por duas companhias): uma para a área de aviação comercial e a outra para a produção, comercialização e manutenção de um tipo específico de aeronave, o cargueiro militar C-390, o maior avião produzido no Brasil.
Na época, a Embraer alegou que a Boeing rescindiu indevidamente o Acordo Global da Operação (MTA) e fabricou falsas alegações como pretexto para tentar evitar seus compromissos de fechar a transação e pagar à Embraer o preço de compra de U$ 4,2 bilhões.
A desistência da compra pela empresa americana resultou na demissão de mais de 2.500 trabalhadores sem negociação e em plena pandemia.
Leia também: Biometria facial para combater fraudes no INSS
Projeto Nacional de Desenvolvimento
Segundo o professor e economista Marco Antonio Ribas Cavalieri, toda a situação envolvendo a Embraer na falta de “projeto de desenvolvimento nas últimas quatro décadas”. Um Projeto Nacional de Desenvolvimento é um dos principais eixos propostos na Autorreforma do PSB.
“Um sistema nacional de inovação é um grupo articulado de instituições dos setores público e privado. Há três agentes principais, que atuam de forma integrada: o Estado responsável por aplicar e fomentar políticas públicas de ciência e tecnologia; as universidades e institutos de pesquisa, responsáveis por cria e disseminar conhecimento e as empresas responsáveis por investir na transformação do conhecimento em produtos.”
Autorreforma PSB
Cavalieri afirma que as dificuldades no setor industrial brasileiro são o resultado de um processo combinado de crises sucessivas, iniciadas na nossa primeira ‘década perdida’, a de 1980, agravado pela abertura comercial irrefletida dos anos 1990 e a ausência de projeto nacional de desenvolvimento nas décadas que se seguiram.
Autorreforma do PSB
O PSB está em processo de autorreforma de seu programa partidário. Após dois anos de um debate democrático, as 577 teses do Livro 4 da Autorreforma do PSB serão sintetizadas no novo documento do partido. As propostas serão submetidas ao Congresso Nacional dos socialistas, previsto para ser realizado entre os dias 26 e 28 de novembro deste ano.
A Autorreforma possui cinco eixos temáticos: Reforma do Estado; Economia: prosperidade, igualdade e sustentabilidade; Desenvolvimento sustentável e economia verde; Políticas sociais e cidades criativas; e Socialismo criativo, democracia e o partido que queremos.
Com informações da CNN Brasil e Vermelho