
Com Lucas Rocha
Ameaças à China têm sido propagadas por publicações feitas pelas milícias digitais do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas redes sociais. As postagens mostram que há risco de invasão da Embaixada da China no Brasil durante a mobilização golpista convocada pelos bolsonaristas no dia 7 de setembro. O ato surge como “resposta” à prisão do ex-deputado Roberto Jefferson pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito das milícias digitais.
Até o momento, o embaixador chinês não reagiu ao ataques dos bolsonaristas. No Twitter, rede em que é muito ativo, Wanming postou neste domingo um post para celebrar o 47° aniversário das relações diplomáticas Brasil e China. “Saúdo todos os amigos que vêm trabalhando ao longo dos anos em prol da amizade e da cooperação entre os nossos dois países e povos, juntos, vamos construir um futuro mais promissor compartilhado”, escreveu.
Leia também: China de Confúcio a Marx e Mao
Mensagens difundidas neste domingo (15) e nos dois últimos dias mostram que os apoiadores do presidente elegeram a sede diplomática do país asiático como um dos alvos do movimento.
O mote de invasão da embaixada aparecem tanto nas hashtags do ato quanto em ataques direcionados ao embaixador Yang Wanming.
Roberto Jefferson, preso na quinta, pregava a expulsão de Wanming e chegou a fazer vídeo com ataques xenofóbicos ao diplomata, em julho. O presidente nacional do PTB chamou o embaixador de “chinês malandro”, “xing ling” e “macaco”.
“Tem que ir embora, o presidente tem que mandá-lo embora. Ele está afrontando o presidente”, disse em tom ameaçador. “Só por cima do nosso cadáver é que vão implantar aqui um regime ateu-marxista-comunista, onde um palhaço, macaco dá ordens às pessoas e repete Marx e Mao, como esse embaixador chinês. Não me ajoelho a esse macaco chinês”, completou.
Essa “tese” do ex-deputado parece estar sendo bastante difundida entre os bolsonaristas.
O ato de 7 de setembro tem sido mobilizado por figuras como cantor Sérgio Reis, que publicou vídeo ameaçando o STF. Em áudio vazado, ele fala em invadir o tribunal.
Confira algumas mensagens publicadas por bolsonaristas



