
O governo de Jair Bolsonaro (PL) ficou marcado como um das gestões que mais realizou cortes e desmontes de políticas públicas que garantiam assistência a pesssoas marginalizadas e/ou minorias sociais. Com a vitória de Lula e Alckmin nas eleições, a perspectiva é de retomada aos investimentos e novas iniciativas de formento às áreas desmoralizadas no governo atual, como a inclusão social. E é dentro deste panorama que o PSB Inclusão realizou, na última terça-feira (29), a transmissão “Por um Brasil Inclusivo para Todos“.
O evento, que contou com a participação da secretária Nacional do PSB Inclusão Luciana Trindade, do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e outras personalidades socialistas, teve como objetivo rememorar as reinvidicações da comunidade e alertar para a urgente necessidade da priorização da acessibilidade e inclusão no governo futuro.
“A inclusão social começa quando percebemos que é dever todos a luta pelo pertencimento das pessoas em todos os espaços, sem exceção. Em outras palavras, a inclusão ocorre quando ninguém fica para trás, quando as lutas e necessidades individuais são cuidadas pelo coletivo”, declarou Luciana durante o encontro virtual.
O evento também buscou relembrar a desatenção e ingerência de Bolsonaro para com as pessoas com deficiência, que propôs a extinção do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), tentou acabar com as cotas para trabalhadores e trabalhadoras com deficiência e extinguiu o benefício do vale-gás para mães solos com filhos que tenham deficiência.
Ao comentar sobre os retrocessos bolsonaristas, Luciana reafirmou que ações para garantir a inclusão de PCDs é uma “necessidade e caminho para um Brasil mais democrático“. “Inclusão é atitude e para que a nossa sociedade, seja mais inclusiva e acessível para todos é preciso fazermos parte da democracia, estar nos espaços politico é fundamental para que possamos diminuir as desigualdades sociais”.
Durante a transmissão, Alckmin afirmou que segue “trabalhando para viabilizar as políticas públicas direcionadas às pessoas com deficiência”. “Estamos trabalhando na PEC [da Transição] para poder recompor, especialmente, o orçamento da saúde, do SUS, e dando bastante destaque às políticas públicas necessárias”, declarou.
O vice-presidente também ressaltou ter recebido as contribuições do PSB Inclusão e declarou ter a certeza que o governo futuro terá “bastante avanços e conquistas, para se conseguir uma sociedade mais justa e fraterna para todos”.
Confira a live completa abaixo: