
Considerada a primeira convenção de cultura pop da favela, a PerifaCon, chega a sua 2º edição presencial dialogando com o lema “construindo pontes, derrubando muros”. O evento, que tem como objetivo fomentar a cultura pop, nerd e geek nas periferias de São Paulo, acontece no último domingo do mês, dia 31 de julho, na Fábrica de Cultura localizada no bairro Brasilândia, na zona norte da capital paulista.
O protagonista da vez é o herói Super Choque, grande sucesso das manhãs do SBT em décadas passadas. A escolha pelo jovem herói negro da DC Comics foi fruto da parceria da PerifaCon com a Warner Bros., marca presente na programação do evento. O pôster foi desenhado por Jefferson Costa, quadrinista de São Miguel Paulista responsável pela adaptação do personagem Jeremias para coleção Graphic MSP.
Segundo Andreza Delgado, uma das organizadoras e responsáveis pela convenção, “precisamos constantemente de políticas públicas e de um olhar mais humanizado para o morador da periferia. O PerifaCon é um movimento que reafirma nosso compromisso com a democratização da cultura nerd, geek e de favela”, comenta.
Mais de 60 artistas, ilustradores e quadrinistas confirmados
Dentro da programação da segunda edição estão previstos painéis com mesas, exposições e debates, além de um concurso de cosplay, Arena Gamer, galeria Perifacon, editoras e o Beco dos Artistas, uma das principais atividades do evento onde mais de 60 artistas, ilustradores e quadrinistas independentes estarão expondo e comercializando suas obras e materiais relacionados às suas criações.

Entre os confirmados, estão Wagner Loud, Jefferson Costa, Ana Paloma (Apalomarte) e Gabriel Bá.
Mauricio de Sousa Produções
Essa edição trará ainda a participação inédita da Mauricio de Sousa Produções (MSP), fundada pelo cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica. A diretora-executiva da MSP, Mônica Sousa, afirmou que “é com muito orgulho que estaremos presentes nesse evento tão importante para o cenário nacional.”
“A Mauricio de Sousa Produções faz parte do imaginário brasileiro há mais de seis décadas, sempre abordando seus valores e temas sociais pertinentes de forma a contribuir com a transformação e construção de um coletivo melhor. Por meio de vivências como essa, é possível levar, fomentar e, principalmente, democratizar o acesso à cultura nerd e geek. Dessa forma, buscamos englobar e envolver todos os consumidores, sejam crianças, jovens e até mesmo adultos, independentemente de onde moram ou da classe social. A cultura é para todos!”, pontuou.
Com informações do Vermelho e Brasil de Fato