
A elite financeira do país descarta a possibilidade de terceira via nas eleições deste ano. Banqueiros, gestores e empresários dão como a certa a polarização entre as candidaturas do ex-presidente Lula (PT) e o atual ocupante do Planalto, Jair Bolsonaro (PL), com vitória do petista.
Além de já ter maior apoio, apostam que ele estaria apto a consertar os estragos econômicos promovidos por Bolsonaro.
Eles tentam descolar o ministro da Economia do chefe do Executivo e culpam diretamente Bolsonaro e sua obsessão pela reeleição pelo estrago dos últimos três anos.
Sob anonimato, a Folha de S.Paulo conversou com três banqueiros, dois gestores de fundos de investimentos e representantes setoriais da indústria, do agronegócio e do comércio.
Apesar de algumas poucas diferenças em suas análises, são unânimes em cravar os dois políticos no segundo turno da disputa presidencial.
Leia também: Freixo defende Alckmin como vice de Lula
Até a realização das prévias do PSBD, esses setores apostavam na candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como terceira via.
Mas a confusão na votação interna do partido somada a vitória do também governador João Doria (SP) jogou um balde de água fria nas expectativas.
O presidente de um dos bancos mais importante de investimento afirmou ao jornal que causou uma péssima impressão no mercado a mudança de tom dos tucanos, com troca de acusações em público.
O que demonstrou a falta de coesão partidária e de unidade na construção de um nome forte para fazer frente a Bolsonaro e Lula.
Candidatura de Moro sequer é levada a sério
Já a candidatura do ex-juiz parcial Sérgio Moro (Podemos) não é levada a sério por esse grupo.
Avaliam que o lançamento de sua pré-candidatura à presidência foi precipitado e que, na verdade, tem a pretensão de concorrer a uma cadeira no Senado.
A mesma avaliação do senador Renan Calheiros (MDB-AL).
“O ex-juiz parcial e incompetente está obcecado por um mandato. As investigações sobre quanto lucrou para golpear a democracia e fraudar uma eleição abalaram. É uma trajetória de mentiras, tocaias e trapaças. Moro precisa de foro?”, ironizou Renan no Twitter.
Com informações do Metrópoles