
O Brasil se prepara para as eleições dentro e fora do território nacional. Este ano, mais de 697 mil pessoas que vivem no exterior podem ir às urnas em 181 cidades ao redor do mundo para escolher o presidente e o vice que governarão o país nos próximos quatro anos. O número é 39,21% maior do que o registrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018.
O TSE autorizou, em abril, a instalação de postos de votação fora das embaixadas e repartições consulares em 21 países. A solicitação foi feita pelo Ministério das Relações Exteriores para atender o grande número de eleitores que votam fora do país.
Mesmo para quem mora no exterior, o voto é obrigatório. Apenas menores de 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos estão desobrigados a comparecer nas urnas nos dias 2 e 30 de outubro, caso haja segundo turno.
Por outro lado, quem não transferiu o domicílio eleitoral mesmo residindo fora do Brasil, precisa justificar a ausência caso não vote.
Leia também: Voto em trânsito cresce quase 300% nestas eleições
Onde estão os eleitores brasileiros no exterior?
De acordo com o TSE, a capital portuguesa Lisboa concentra o maior número de brasileiros que votará fora do país. São 45.273 pessoas habilitadas a comparecer às urnas em outubro. Em seguida, aparece Miami e Boston, nos Estados Unidos. Lá são 40.189 e 37.159 eleitores brasileiros, respectivamente.
A cidade japonesa de Nagoia aparece em quarto lugar na concentração de brasileiros votantes no exterior: são 35.651. Em seguida, aparece Londres, capital inglesa, com 34.498 eleitores.
Por outro lado, Vaticano (Itália), Bamako (Mali) e Abuja (Nigéria) têm a menor concentração de eleitores brasileiros. Cada um desses locais tem apenas um eleitor brasileiro apto a votar.
Leia também: Eleições 2022: voto em trânsito é opção para votar fora do domicílio eleitoral
Perfil do eleitorado no exterior
A maioria do eleitorado fora do Brasil é composto por mulheres, assim como ocorre em território nacional. Elas somam 408.055 eleitoras e respondem por 58,54% do total.
Outro destaque é para a faixa etária dos votantes. Grande parte tem 35 e 44 anos e somam 198.112 nessa faixa etária.
Grande parte dos eleitores brasileiros que poderão votar para presidente fora do território nacional tem entre 35 e 44 anos. No total, há 198.112 pessoas dentro dessa faixa etária.
Assim como os mais jovens. São 691 eleitores que farão 16 anos até o primeiro turno das eleições e outros 1.144 que têm 17 anos. Todos aptos a participar do pleito deste ano.