
O ex-presidente Lula (PT) lidera as intenções de votos em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país e leva à liderança pela disputa ao governo do estado o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).
É o que mostra pesquisa do Instituto Ver, encomendada pela Rádio Itatiaia, divulgada nesta terça-feira (19).
Se o apoio de Lula a Kalil se confirmar, o ex-prefeito de BH passa dos 22% para 33% das intenções de voto. Com isso, o atual governador, Romeu Zema (Novo), que disputa a reeleição, cairia de 44% para 32%, com apoio do candidato à presidência do Novo, Felipe D’Ávila.
O candidato apoiado por Bolsonaro, Carlos Viana (PL), é a mais rejeitada e conta com apenas 13%. Sem a menção a Bolsonaro, Viana tem apenas 5% dos votos.
Ele é o candidato com maior nível de rejeição, com 36% dos entrevistados que afirmaram não votar nele “de jeito nenhum”. E 39% sequer conhecem o candidato bolsonarista.
Zema e Kalil registram 32% e 31% de rejeição, respectivamente.
O levantamento ouviu presencialmente, ao todo, 1.500 pessoas entre 14 e 17 de abril. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.
Leia também: Evangélicos que apoiam Lula aumentam, indica pesquisa XP/Ipespe
Lula lidera em Minas
Lula lidera a disputa presidencial em Minas com 44% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL) 28%.
A pesquisa também mostra que Lula (PT) cresceu dois pontos no estado após Sergio Moro (União) ser excluído da disputa pelo próprio partido. No cenário sem o ex-juiz suspeito, o petista chega a 56% dos votos válidos.
No total de votos, Lula tem 46% e Jair Bolsonaro (PL) soma 28%.
Ciro Gomes (PDT) ocupa um distante terceiro lugar, com 4% das intenções de voto. André Janones (Avante) tem 2%. Simone Tebet (MDB) e Eduardo Leite – que substitui João Doria como candidato do PSDB – somam 1% cada. Brancos e nulos são 10%. Não sabem ou não responderam são 9%.