
Cuba tem implementado uma série de medidas para intensificar o turismo no país, fortemente prejudicado pelas restrições decorrentes da pandemia da covid-19. Essas medidas já mostraram resultado positivo com 834.891 turistas que visitaram a ilha em julho deste ano. O número é 590,9% a mais do que no mesmo período de 2021, que registrou 693.592.
Nos primeiros seis meses deste ano, a ilha caribenha recebeu 1.200.580 viajantes. A maior parte é do Canadá, Estados Unidos, Espanha, Rússia, Alemanha, Inglaterra, França, Itália e México. Os dados são do Gabinete Nacional de Estatística e Informação de Cuba (Onei).
Até o final de 2022, Cuba espera chegar a marca de 2,5 milhões de turistas.
Após um fechamento de dois anos devido à pandemia, as fronteiras internacionais foram reabertas em novembro de 2021.
O setor de turismo também deve crescer em toda a América Latina. O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) prevê aumento anual de 4% na indústria de viagens nos próximos 10 anos. O que representa o dobro em relação ao crescimento da economia total da região, que se estima em 2,3% para o mesmo período.
Ações para atrair turistas
Ao mesmo tempo que facilita a entrada de turistas estrangeiros, a ilha também investe em produções locais para fomentar o setor no país.
O Ministério das Relações Exteriores cubano lançou, em março, em um serviço online para a solicitação de visto para quem deseja viajar para lá.
Para isso, basta acessar o formulário. São solicitadas informações pessoais de quem deseja obter o visto de entrada no país que, após o preenchimento, serão enviadas ao consulado cubano escolhido pelo solicitante.
“É uma forma fácil e organizada de realizar o procedimento online a partir de qualquer dispositivo”, ressaltou o Ministério das Relações Exteriores cubano pelo Twitter.
Cuba investe em turismo
Outras iniciativas estão em curso na ilha caribenha. Entre elas, o uso de produções locais em favor do turismo. O que prevê a aproximação com as gestões não estatais com o intuito de aumentar a presença de produtos cubanos nas instalações do Gran Caribe, rede hoteleira do país.
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O delegado do Gran Caribe na região, Héctor Roura, afirmou que são mantidas alianças com pequenas e médias empresas, projetos de desenvolvimento local e trabalhadores privados para reduzir custos das operações turísticas e manter a classificação cinco estrelas das instalações que compõem a rede.
A rede possui sete hotéis no destino turístico Jardines del Rey – Pullman Cayo Coco, Meliá Cayo Coco, Iberostar Daiquirí e Starfish Cayo Guillermo. Quatro deles estão operando e recebem clientes canadenses, argentinos e nacionais.
Com informações do Opera Mundi, Prensa Latina e Cubadebate