
Deputados dos Estados Unidos estão fazendo apelos pela expulsão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) do país, após, neste domingo (8), apoiadores golpistas invadirem os três poderes em Brasília. O ex-chefe de governo está em Orlando, na Flórida. As informações são do UOL.
Leia também: Bolsonaristas aterrorizam e depredram capital federal
Os bolsonaristas espalharam o caos pela Esplanada dos Ministérios, depredando o patrimônio público e causando prejuízos inestimáveis. O presidente Lula (PT) declarou uma intervenção federal para conter os terroristas.
“Bolsonaro não deve ser dado refúgio na Flórida, onde ele está se escondendo da responsabilidade de seus crimes”, afirmou Joaquin Castro, deputado do Partido Democrata.
Alexandria Ocasio-Cortez, deputada democrata, fez o mesmo pedido. “Quase dois anos depois dos ataques contra o Capitólio por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil”, disse a parlamentar. “Os EUA devem parar de garantir refúgio na Flórida”, completou.
Jamie Raskin, deputado que investiga os atos de 6 de janeiro de 2021 contra o Capitólio, afirmou que “as democracias do mundo precisam agir rapidamente para deixar claro que não haverá apoio” aos criminosos de direita. Chamando os golpistas de “fascistas”, ele destacou que os criminosos repetem a receita de Donald Trump e que precisam terminar na “prisão”.