
Com Julinho Bittencourt
O site dos Correios sofreu um ataque hacker e está fora do ar durante a manhã desta quinta-feira (23), antevéspera de Natal. Usuários reclamam nas redes sociais que não conseguem acessar o endereço para vários serviços, entre eles rastrear as inúmeras entregas que são feitas nesta época do ano.
A ferramenta Down Detector, que acompanha reclamações sobre dificuldades de acesso a sites e redes sociais, registrou um pico de reclamações às 08h05, horário de Brasília. Há centenas de reclamações vinculadas à falha geral do site. Em tentativa de acesso ao site dos Correios, aparece o erro “503 Service Unavailable”.
O grupo de hackers LAPS$US, o mesmo que hackeou os sistemas do Ministério da Saúde no começo do mês, informou em seu canal no Telegram que invadiu os sistemas dos Correios.
A página do Conecte SUS continua fora do ar, apesar do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga ter afirmado na segunda-feira (20) que o sistema já estava normalizado.
O problema dura 13 dias, desde que a página e o aplicativo do ConecteSUS e o site do Ministério da Saúde foram invadidos pelos hackers na madrugada do dia 10 de dezembro.
CGU, PRF e IFPR também sofreram ataque hacker
O site do Ministério da Saúde não foi o único a sofrer ataque de hackers no dia 10 de dezembro. A Controladoria Geral da União (CGU), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto Federal do Paraná (iIFPR) confirmaram ao portal R7 que também tiveram sistemas invadidos. Eles usam o mesmo serviço de computação em nuvem que é operado pela empresa Primesys, subsidiária da Embratel.
A CGU informou que a tentativa de invasão do armazenamento em nuvem ocorreu por volta das 17h40min. Não houve perda de dados já que a Controladoria conta com backup.
Na PRF, o incidente de segurança provocou indisponibilidade de alguns sistemas, entre eles o SEI, mas não houve vazamento de dados. Técnicos dos órgãos ainda trabalham para restaurar os sistemas por meio de backups.
O ataque no IFPR aconteceu por volta das 18h e afetou praticamente todos os sistemas institucionais. Equipes internas trabalham para recuperar a rede. “Assim que a Diretoria de TI tiver mais informações, comunicaremos”, disse trecho da nota.
Com informações do Correio do Povo e R7