
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta terça-feira (12) que “continuar dependendo da soja brasileira é endossar o desmatamento da Amazônia”. A declaração foi postada em sua conta oficial no Twitter acompanhada de um vídeo, no qual o presidente francês comenta a questão com repórteres.
Leia também: França quer reduzir dependência em relação à soja brasileira
Com o foco na preservação da biodiversidade, Macron comanda nesta semana a “One Planet Summit”, cúpula formada por cerca de 30 chefes de Estado, empresários e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs). O Brasil não participa do evento.
Em resposta à fala de Macron, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Bartolomeo Braz, afirmou que o presidente da França está usando uma “artimanha”.
“Eles não são competitivos, por isso compram soja nossa. E começam a usar essa artimanha para subsidiar ainda mais os seus produtores.” Braz diz ainda que, se a França parar de comprar a soja brasileira, as vendas do País “não mudam em nada”.
Segundo o representante da Aprosoja, o Brasil deve exportar neste ano 101 milhões de toneladas de óleo, farelo e grãos de soja – e a França compra cerca de dois milhões de toneladas por ano. “Não há ligação da soja com o desmatamento do bioma amazônico desde 2008, isso é fiscalizado e acompanhado”.
A soja produzida no bioma Amazônia no Brasil é livre de desmatamento desde 2008, graças à Moratória da Soja, iniciativa internacionalmente reconhecida, que monitora, identifica e bloqueia a aquisição de soja produzida em área desmatada no bioma.
Reação de Mourão
O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta quarta-feira (13) que o presidente da França desconhece a produção de soja no Brasil e que as críticas feitas por ele externaram “interesses políticos de agricultores franceses”.
Mourão afirmou que a presença de soja na Amazônia “é ínfima”, mas que a capacidade de produção brasileira é “imbatível.”
“Monsieur Macron ne pas bien (o senhor Macron não está bem, em tradução literal)”, disse Mourão, em francês. “Macron desconhece a produção de soja do Brasil. Nossa produção de soja é feita no cerrado ou no sul do país”, afirmou o vice-presidente.
Com informações do jornal O Estado de S. Paulo