
Na tentativa de barrar os altos preços cobrados dos consumidores nas contas de luz, especialmente os mais pobres, o deputado Denis Bezerra (PSB-CE) atuou para aprovar a urgência da votação do projeto que suspende o reajuste das tarifas de energia, em 2022, por parte da Enel Distribuição Ceará, empresa responsável pela energia elétrica no estado.
O socialista também conseguiu aprovar requerimento para realizar uma audiência pública para debater o reajuste de 24,85%, aprovado pela Agência Nacional de energia Elétrica (Aneel), para o Ceará. O maior do país até o momento.
“Estamos vivendo com muito aumento no custo de vida do povo brasileiro e somado a isso houve autorização de incremento nas contas de luz”, enfatiza o deputado.
Diante disso, parlamentares se uniram para apresentar projeto para barrar o aumento. Bezerra afirma que, agora, espera aprovar o mérito para que a proposta conclua sua tramitação o mais rápido possível.
“Somado a isso, entramos com projeto de fiscalização e controle que, junto com TCU [Tribunal de Contas da União] e a Comissão de Minas e Energia vai fazer uma auditoria no sistema e como que se chegou a esses valores tão exorbitantes que estão praticados no Brasil”, afirma.
Contra novos aumentos
Em outra frente, Denis Bezerra conseguiu aprovar a realização de outra audiência que visa conter a alta nos preços.
Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara, o parlamentar também quer ouvir os motivos dos reajustes exorbitantes de quase 14% para os planos de saúde, em 2022.
Com estimativa de patamar recorde de aumento, o reajuste deve superar o percentual de aumento de 2016, o maior até então.
Leia também: Socialista quer fim de classe executiva internacional para ministros
Denis destaca que o segmento mais afetado será a população de faixa etária com mais de 60 anos.
“Os idosos já pagam valores caríssimos em seus planos e, mais uma vez, vão ter que arcar com o aumento.” Em seu requerimento, Denis lembra ainda que o cenário econômico desfavorável deve ser levado em consideração.
Com informações do PSB na Câmara