
O deputado Denis Bezerra (PSB-CE) apresentou requerimento na Câmara nesta terça-feira (9) para pedir urgência na votação do PL 50/2021, que propõe nova suspensão de pagamento das parcelas do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) de 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2021. Na prática, estudantes não precisarão pagar as parcelas do Fies durante o ano.
Se aprovado, o projeto deve beneficiar 1,5 milhões de alunos brasileiros que dependem do Fies para pagar os estudos e foram afetados economicamente pela pandemia da Covid-19, seja pelo desemprego ou chegada recente ao mercado de trabalho. Em sua conta no Twitter, Denis pediu apoio dos usuários do Fies para colher as 257 assinaturas necessárias para votação em caráter de urgência.
“Suspender as parcelas do Fies neste ano vai dar continuidade ao alívio nas contas dos usuários do Fies, tanto para aqueles que precisam continuar estudando quanto para os recém-egressos e que precisam buscar o primeiro emprego. Nós precisamos de 257 assinaturas para esse requerimento, precisamos do apoio dos deputados o quanto antes. A pandemia não acabou e os estudantes não podem ser prejudicados!”
A Lei 1079/2020, de autoria do parlamentar cearense garantiu a suspensão do pagamento por conta da pandemia da Covid-19 em 2020.
Fies x Evasão na pandemia
A Diretora do DCE da Universidade de Fortaleza, Quézia Gomes, reforça que o projeto é a continuidade da luta contra a evasão nas universidades. “Nós, do DCE da Unifor, recebemos muitos relatos de alunos nos dizendo que estavam endividados porque a renda familiar alterou, muita gente perdeu o estágio e muita gente não estava nem conseguindo ir para as aulas.
“Nesse ano de 2021, se o deputado Denis conseguir aprovar esse projeto de lei, vamos conseguir com que milhares de estudantes permaneçam dentro das universidades. E como diretora do diretório, é a nossa maior luta: a permanência dos alunos em sala de aula, estudando”, afirmou.