
Segundo a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (22), o candidato à prefeitura de São Paulo Celso Russomanno (Republicanos) caiu sete pontos e, pela primeira vez, apareceu numericamente atrás de Bruno Covas (PSDB). O atual prefeito oscilou positivamente dois pontos e agora tem 23%. Já o deputado federal recuou de 27% para 20% das intenções devoto.
Além disso, a rejeição do candidato do Republicanos disparou, e agora o percentual de eleitores que afirmam não votar nele “de jeito nenhum” passou de 29% para 38%. Já a rejeição ao tucano é de 25%, ante aos 31% do levantamento anterior.
Essa é, portanto, a primeira pesquisa do instituto realizada após o início do horário eleitoral. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
Guilherme Boulos (PSOL) oscilou positivamente dois pontos, chegando a 14%. Dessa forma, ele está empatado com Russomanno no limite da margem de erro. Da mesma forma, Márcio França (PSB) também oscilou positivamente dois pontos e agora soma 10%. Se considerada a margem de erro, os candidatos do PSOL e do PSB também estão empatados.
Jilmar Tatto (PT) também oscilou positivamente três pontos e chegou a 4%, mesma pontuação de Arthur do Vai (Patriota). Joice Hasselmann (PSL)tem 3% e Andréa Matarazzo (PSD), 2%. Os demais candidatos somaram 1% ou menos das intenções de voto.
Os eleitores que pretendem votar em branco ou anular passaram de 12% para 13%. Os que ainda não têm candidato foram de 4% para 3%.
Na simulação de segundo turno feita pelo Datafolha, Covas ultrapassa Russomanno e o venceria por 48% a 36%. Em 8 de outubro, o candidato do Republicanos tinha 46%, contra 40% do atual prefeito.