
Pesquisa Datafolha aponta que o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) se mantém na liderança das intenções de voto para a Prefeitura do Ido de Janeiro duas semanas após o início da propaganda eleitoral na TV e no rádio. Enquanto isso, a disputa pela outra vaga em um eventual segundo turno se acirrou.
O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que tenta a reeleição, aparece numericamente empatado com a deputada estadual Martha Rocha (PDT), ambos com 13% das intenções de voto. Em empate técnico com os dois está a deputada federal Benedita da Silva (PT), com 10% -ela aparecia com 8% há duas semanas.
Paes tem 28% da preferência dos eleitores da cidade que governou de 2009 a 2016, tendo oscilado dentro da margem de erro em relação à última pesquisa, quando registrou 30%.
O Datafolha ouviu 1.008 eleitores em 20 e 21 de outubro. A pesquisa, em parceria com a TV Globo, tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Crivella, que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de seus filhos, oscilou negativamente um ponto percentual comparado ao último levantamento, enquanto a pedetista variou positivamente no limite da margem de erro -tinha registrado 10%.
Num terceiro grupo estão Renata Souza (PSOL), com 5%, Luiz Lima (PSL), com 4%, e Bandeira de Mello (Rede), com 3%. Aparecem com 1% das intenções de voto Cyro Garcia (PSTU), Clarissa Garotinho (PROS), Fred Luz (Novo), e Glória Heloíza (PSC). Não pontuaram os candidatos Paulo Messina (MDB), Suêd Haidar (PMB) e Henrique Simonard (PCO).
O número de pessoas que declararam pretender votar em branco ou nulo caiu de 22% para 17% dos entrevistados. Os indecisos somam 3%.
Crivella segue sendo o candidato mais rejeitado. A maioria dos entrevistados (58%) afirma que não votaria no prefeito de jeito nenhum -percentual semelhante aos 59% registrados há duas semanas.