
Pesquisa Datafolha aponta que o deputado federal João Campos (PSB), filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, aparece consolidado na liderança da corrida pela Prefeitura do Recife. Apoiado pelo prefeito Geraldo Julio (PSB), ele tem 31% das intenções de voto. Há duas semanas, Campos tinha 26%.
Já a disputa pelo segundo lugar ficou ainda mais acirrada. Prima de João Campos, a deputada federal Marilia Arraes (PT), com 18%, a delegada Patrícia Domingos (Podemos), com 16%, e o ex-ministro Mendonça Filho (DEM), com 15%, estão tecnicamente empatados.
Há duas semanas, Marilia tinha 17%, Mendonça aparecia com 16%, e Patrícia marcava 10%.
O Datafolha ouviu presencialmente 868 eleitores nos dias 20 e 21 de outubro. A pesquisa, feita em parceria com a TV Globo, tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Este é o primeiro levantamento do Datafolha na capital pernambucana após o início da propaganda eleitoral na TV e no rádio.
Declararam voto branco ou nulo 12% dos entrevistados, enquanto 4% não souberam responder. Coronel Feitosa (PSC) tem 2%, enquanto Carlos Andrade Lima (PSL), Char-bel (Novo) e Thiago Santos (UP) aparecem com 1% cada. Marco Aurélio (PRTB),Cláudia Ribeiro (PSTU) e Victor Assis (PCO) não pontuaram.
Segundo turno entre Campos e demais adversários
Em um hipotético segundo turno entre João Campos e Marilia Arraes, o candidato do PSB tem 40% contra 37% da petista -empate técnico. Declararam voto em branco ou nulo 22%, e 1% não soube responder.
João Campos e Delegada Patrícia aparecem empatados numericamente com 43% na simulação de segundo turno. Nesse cenário, 13% afirmaram votar branco ou nulo, e 1% não respondeu.
Campos teria 48% se enfrentasse Mendonça Filho, com 36%, em um eventual segundo turno. Nesse cenário, 15% afirmaram votar em branco ou nulo, e 1% não soube responder.
Com liderança consolidada, o filho do ex-presidenciável Eduardo Campos congrega uma aliança de 12 partidos em tomo de sua candidatura. Tem procurado não entrar em confronto direto com seus principais opositores, não cita os nomes dos adversários e não responde aos ataques.