
O pré-candidato ao governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB) afirmou que vai garantir a paridade de gênero em seu governo. O compromisso foi firmado nesta sexta-feira (20), durante a abertura do Fórum Estadual das Mulheres, em Arcoverde (PE).
Danilo ressaltou que dos 184 municípios do estado, 175 têm organizações voltadas para a promoção de políticas públicas para as mulheres. Porém, são poucas as secretarias de governo com esse fim.
“A cada sonho conquistado, temos que buscar novos sonhos. A gente está aqui para mudar a vida das pessoas juntando sonhos, capacidade de fazer e gente. E precisamos avançar na pauta da igualdade de gênero dentro da estrutura do Estado brasileiro. Todos os espaços de liderança do nosso governo, do secretariado até a ponta, serão compartilhados entre homens e mulheres. No mínimo, 50% dos cargos de liderança serão ocupados por mulheres”, afirmou.
O pré-candidato também destacou que a iniciativa reforça o compromisso da Frente Popular pela valorização da mulher no mercado de trabalho e liderança.
“Se queremos mostrar que a defesa dos direitos das mulheres é prioridade, é preciso termos o mesmo nível de equiparação das outras políticas públicas. Nós precisamos forjar políticas públicas, nós precisamos colocar, sim, dentro do Estado brasileiro, a equiparação”
Danilo Cabral
Ele afirma que Pernambuco segue avançando nas políticas públicas para as mulheres e lembrou a criação da Secretaria Estadual da Mulher e as ações de enfrentamento à violência, de apoio ao empreendedorismo feminino e à qualificação profissional.
Leia também: Danilo Cabral propõe criação do “Pacto Pela Água”
“Precisamos lembrar que foi o governo da Frente Popular que criou a Secretaria da Mulher no estado e nós queremos avançar na promoção dos direitos das mulheres, nas políticas públicas de gênero. Também foi a gestão da Frente Popular no Recife, com o prefeito João Campos, que estabeleceu a paridade de gênero nos cargos de liderança”, destacou.
Delegacias da Mulher
Durante o evento, Danilo se comprometeu a instalar delegacias da mulher em todas as regiões do estado. Além da distribuição geográfica, também serão levados em conta os índices de violência de gênero para definir os locais onde serão instaladas.
Atualmente, são há quatro unidades em construção: Salgueiro, Arcoverde, Palmares e Olinda.
“Enfrentamos um feminicídio a cada 7h e um estupro a cada 10 minutos no Brasil. Isso mostra a perversidade da violência em relação às mulheres. Cabe a nós enquanto agente político, estruturar políticas que respondam a esse desafio”
Danilo Cabral
Plano de governo
Nesta quinta-feira (19), foi lançada a plataforma colaborativa Vamos Juntos Pernambuco. O objetivo é elaborar conjuntamente o programa de governo de Danilo Cabral.
“Nosso plano será participativo. Queremos dialogar com toda a sociedade para elaborar propostas que façam Pernambuco avançar ainda mais. Nosso conjunto político representa um grande projeto de mudança iniciado com Eduardo Campos. Tivemos grandes conquistas na educação, na saúde, na segurança pública, no abastecimento d’água, na mobilidade, mas precisamos fazer mais”
Danilo Cabral
A coordenação do plano será feita pela arquiteta Ana Paula Vilaça, secretária do Gabinete do Centro Recife e ex-secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, e pelo assistente social Joelson Rodrigues, ex-secretário estadual de Desenvolvimento Social, juntamente com uma equipe multidisciplinar.
“A coordenação de Ana Paula Vilaça e Joelson sinaliza que nós queremos que o desenvolvimento econômico e a proteção social caminhem juntos para um futuro melhor em Pernambuco”, destaca Danilo.
Com informações da CBN Recife e do Blog do Silvinho