
A CPI da Pandemia no Senado chegou à reta final. Esta semana contou com o depoimento estarrecedor da advogada que representa 12 médicos que denunciam a operadora de saúde Prevent Senior, Bruna Morato. Houve ainda oitivas com dois empresários bolsonaristas, Luciano Hang e Otávio Fakhouri, que desnudaram o submundo das fake news e da eugenia.
Leia também: Na CPI, senadores contestam falas de empresário sobre medidas sanitárias e vacinas
Ao final da sessão desta quinta-feira (30), a CPI aprovou a convocação do casal de médicos George Joppert Netto e Andressa Fernandes Joppert, a pedido do senador governista Marcos Rogério (DEM-AP). Eles são apontados como autores do dossiê que revelou supostas irregularidades da Prevent Senior no tratamento de pacientes com Covid-19.
O diretor executivo da operadora, Pedro Benedito Batista Júnior, afirma que os ex-profissionais da empresa “manipularam dados de uma planilha interna, que era usada para fazer o acompanhamento de pacientes na tentativa de comprometer a operadora”.
Durante o depoimento de Bruna Morato, advogada que representa os médicos denunciantes, ela foi muito cobrada, inclusive pelo senador Aziz, a revelar a identidade dos médicos e porque eles não estavam ali, contando em primeira pessoa tudo o que viram e vivenciaram dentro da rede hospitalar.
Em depoimento, Bruna se valeu do direito à confidencialidade entre advogado e cliente e afirmou que não estava autorizada a revelar a identidade dos médicos.
Os parlamentares também aprovaram a convocação do presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Roberto Rebello. Ele deve ser questionado sobre quais procedimentos a agência tomou em relação ao caso da Prevent Senior.
Relatório final
O presidente Aziz anunciou para o dia 19 de outubro a apresentação do relatório final e disse que os últimos depoimentos na primeira semana de outubro já estão definidos. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) declarou que as conclusões do relator, Renan Calheiros (MDB-AL), estavam prontas antes do início das investigações. O relatório será apreciado no dia 20 de outubro.
Agenda
- Terça-feira, 5 de outubro: empresário Carlos Alberto Sá, sócio da VTCLog, empresa de logística que presta serviços ao Ministério da Saúde
- Quarta-feira, 6 de outubro: médicos da Prevent Senior George Joppert Netto e Andressa Fernandes Joppert
- Quinta, 7 de outubro: o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Roberto Rebello