
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal para investigar as medidas do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e a aplicação de recursos federais por estados, Distrito Federal e municípios no enfrentamento à pandemia da Covid-19 será instalada no dia 27.
No dia em que tiverem início os trabalhos da CPI da Pandemia serão eleitos o presidente e o vice-presidente e anunciado o relator. Em seguida, será votado o plano de trabalho. O roteiro deverá definir os primeiros pedidos de documentos e de convidados ou convocados.
Um ato do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), determinou que a primeira reunião da CPI será semipresencial, com a instalação de urnas fora da comissão, que terá uma lotação reduzida.
Leia também: CPI da Pandemia ouvirá 15 integrantes do governo Bolsonaro
Integrantes da CPI da Pandemia
Titulares: Eduardo Braga (MDB-AM), Renan Calheiros (MDB-AL), Ciro Nogueira (PP-PI), Omar Aziz (PSD-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Eduardo Girão (Podemos-CE), Marcos Rogério (DEM-RO), Jorginho Mello (PL-SC), Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Suplentes: Jader Barbalho (MDB-PA), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Angelo Coronel (PSD-BA), Marcos do Val (Podemos-ES), Zequinha Marinho (PSC-PA), Rogério Carvalho (PT-SE) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE)
Comissão Temporária promove audiência pública
Enquanto a CPI da Pandemia não é instalada, seguem os trabalhos da Comissão Temporária da Covid-19. Nesta quinta-feira (22) está sendo realizada, a partir das 10h, uma audiência pública remota. O objetivo é debater dificuldades de estados e municípios no enfrentamento à pandemia, acompanhar o cumprimento do cronograma de vacinação, discutir o apoio logístico e financeiro para manutenção e ampliação de leitos de UTI nos estados, a integração dos sistemas hospitalares, o planejamento, e analisar cenários.
A comissão temporária foi criada para acompanhar as questões de saúde pública relacionadas ao coronavírus. Composta por seis membros titulares e igual número de suplentes, a comissão conta com prazo de 120 dias de funcionamento. O presidente do colegiado e o vice-presidente são os senadores Confúcio Moura (MDB-RO) e Styvenson Valentim (Podemos-RN), respectivamente.
Foram convidados para o debate Josafá dos Santos, coordenador-geral de Controle de Sistemas e Serviços de Saúde da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde; Mauro Junqueira, secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); e um representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Com informações da Agência Senado