
O deputado federal Vilson da Fetaemg (PSB-MG) sugeriu ao ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, que garanta a vacinação contra a Covid-19 para moradores de área rural do Brasil. O parlamentar protocolou uma Indicação (96/2021) na Câmara dos Deputados, pedindo que a população rural seja considerada nos grupos prioritários para receber o imunizante.
Em razão da distância dos grandes centros urbanos e da falta de infraestrutura a área rural, o deputado destaca que é necessária uma atenção especial, que ainda não foi observada no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, apresentado em janeiro de 2021.
“Este grupo, principalmente a agricultura familiar, que teve prejuízos de quase 90% nessa pandemia, precisa contar com essa vacina para possam voltar a vender seus produtos. Favorecer a agricultura familiar e o pequeno comércio é muito importante. Faz a economia do município girar”, afirma Fetaemg.
Leia também: Anvisa dispensa autorização emergencial para vacinas do consórcio Covax Facility
Dados IBGE apontam que 60% dos municípios brasileiros são predominantemente rurais e concentram quase 17% da população. O pedido do parlamentar coincide com levantamento do jornal O Globo que mostra pelo menos 2.982 denúncias de possíveis casos de “fura-fila”.
Indicação de vacinação
Os deputados podem, por meio da indicação, sugerir a outro Poder a adoção de providência, a realização de ato administrativo ou de gestão, ou o envio de projeto sobre matéria de sua iniciativa exclusiva.
O encaminhamento dessa proposição aos demais Poderes é realizado pela Primeira-Secretária da Câmara dos Deputados, após a elaboração de parecer pelo órgão competente.