
Estudantes e militantes da Juventude Socialista Brasileira (JSB) marcaram presença no segundo dia do 44º Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (ConUbes). Durante a manhã deste sábado (14), jovens e adolescentes se reuniram a líderes e representantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para debater a importância da educação na construção de futuro pós-Bolsonaro.
Leia também: ConUbes: em Brasília, jovens proclamam “Fora Bolsonaro” em ato estudantil
Segundo estimativas da JSB, cerca de 220 delegados de sete estados — Bahia, Rondônia, Espirito Santo, Paraíba, Ceará, Rio de Janeiro e Distrito Federal —, participam do evento.
A bancada foi formada pelo coordenador do Socialismo Criativo e ex-deputado federal constituinte Domingos Leonelli, o deputado federal Professor Israel Batista (PSB), o diretor nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) Leandro Levy, o secretário municipal de Luziânia, Tiago Machado, a secretária estadual do LGBT Socialista na Bahia, Yaminah Nala e a presidenta do Grêmio do Espirito Santo, Maria Eduarda Bazoni.

Temas como o futuro da educação, a importância da Autorreforma para área educacional, cortes na educação durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e as propostas para reparar os danos pós-facismo fora debatidas entre os representantes políticos e estudantes.
Para a secretária-geral da União dos Estudantes Secundaristas, Juliene Silva, a coalização da juventude estudantil é a “oportunidade de dar voz para aqueles que sofreram com o governo de Bolsonaro”.
“Depois de dois anos de pandemia, estamos novamente reunidos presencialmente. E é assim, unidos e em debate, que poderemos discutir sobre a futuro da educação brasileira após o desmonte orquestrado por Bolsonaro”, afirma.
Eleições da UBES
O Conubes também tem como objetivo a eleição de um(a) novo(a) presidente(a) da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Diversos movimentos de estudantes indicaram a cearense Jade Beatriz para encabeçar o movimento “Eu Só Quero É Ser Feliz”.
Aluna de cursinho pré-vestibular e integrante do coletivo de teatro Polarizar, Jade é hoje vice-presidenta regional da Ubes no Ceará.
Se a chapa da UJS for vitoriosa, ela vai suceder Rozana Barros no comando da maior entidade estudantil do País, tornando-se a décima mulher — e a quarta negra —, a presidir a Ubes.
Ubes
A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) é uma entidade que representa estudantes de ensino fundamental, médio, técnico, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e pré-vestibular do país. O movimento, que iniciou suas atividades em 1948, tem como objetivo ampliar a voz da juventude na sociedade e unir as reivindicações por educação pública, gratuita e de qualidade.