
A startup baiana Clarke expandiu seus negócios ofertando uma solução inteligente para empresas: a redução nas contas de energia elétrica. Depois de ganhar clientes na Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, chegou a vez de São Paulo.
A inovação do serviço, assim como uma boa startup, é executada por meio de um aplicativo que integra a conta de luz do usuário com a tarifa que ele utiliza. Ele identifica ineficiências na cobrança e as corrige gerando economia de até 30% nas tarifas. Basta baixar o aplicativo e deixar que faça a análise da conta. Todo o processo dura no máximo 70 dias.
Leia também: Tarifas de energia podem subir 13% em 2021 se nada for feito, diz Aneel
Criada por um carioca com coração no Nordeste e seus amigos Victor Cocque e Rodrigo Camargo, a startup trabalha como uma empresa de contabilidade, mas nesse caso, “corrigindo regimes tarifários e não tributáveis”, explica Pedro Rio, presidente-executivo da Clarke.
Cuidar (das contas) dos pequenos
Para Pedro, o maior propósito da Clarke é democratizar a redução de tarifas para empresas médias e pequenas, pois não possuem tempo e dinheiro para investir no serviço. “ A Gerdau tem 20 pessoas para olhar a conta de luz, mas o dono da padaria na esquina não”, afirma.
A Clarke cuida do processo para o cliente e seu lucro vem da economia feita nos primeiros 12 meses, cerca de 30% vai para a startup.
“É um produto simples, basicamente nossa inteligência artificial faz a análise e mudamos a tarifa de um ponto A para B. Mas o cliente não precisa investir nada, nem tempo, nem dinheiro e pode dedicar seus esforços ao que importa, seus negócios”.
Expansão
A startup começou na Bahia e depois levou seus serviços para o Rio Grande do Norte e Pernambuco. Em um ano de atuação, conquistou mais de 500 clientes de toda natureza de negócios como pet shops e fábricas têxteis. “Nosso cliente ideal é aquele que funciona em horário comercial e tem ar condicionado”, brinca Rio.
A ideia com a chegada a São Paulo é alcançar 2 mil clientes até o final de 2021. “O Nordeste foi nosso primeiro desafio e serviu como laboratório para validarmos o produto”, diz Pedro que lembra que começaram com 11 clientes.
A empresa recebeu investimentos da Canary com participação da Feap e EDP Ventures, que abrem anualmente, rodadas de investimento em startups brasileiras. São mais de US$ 75 milhões de dólares para empresas que estão começando seus negócios com foco em inovação.