
Líderes nacionais do Partido Socialista Brasileiro (PSB) se reuniram nesta sexta-feira (25) em Fortaleza para o 15º Congresso Estadual da legenda, que reconduziu o deputado federal Denis Bezerra à presidência do partido no Ceará. O presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, aproveitou a ocasião para destacar a importância da região nordeste para o enfrentamento do fascismo no Brasil.
“Foi aqui no nordeste brasileiro que nós encontramos os governadores de partidos de esquerda e centro-esquerda que foram a rocha firme da resistência ao bolsonarismo, ao negacionismo no pior momento da nossa história que foi o enfrentamento da pandemia”, disse Siqueira.
Em seu discurso de agradecimento, o deputado federal Denis Bezerra destacou a importância dos segmentos sociais na luta contra o retrocesso do governo de Jair Bolsonaro. “É hora de esquecermos nossas diferenças para deixarmos os retrocessos e as barbáries apenas nos livros de história”, disse.
Leia também: Filiação de LGBTQs no PSB marca a importância da comunidade na política
Os deputados federais Alessandro Molon e Marcelo Freixo também estiveram presentes. Além de secretários nacionais da legenda, como Tony Sechi (Juventude); Valneide Nascimento (NSB); Joilson Cardoso (SSB) e Luciana Trindade (Inclusão), além do pré-candidato a governador e ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT).
“Este é um espaço decisivo para a consolidação da democracia brasileira que está ameaçada neste momento e estamos aqui para reafirmar que nós vamos caminhar juntos e no que depender da gente você (Roberto Cláudio) será reeleito com um grande recado das urnas”, disse Freixo.
Já Alessandro Molon destacou a importância da articulação nacional que o PSB realiza neste momento nacionalmente. “Nós vamos apoiar o ex-presidente Lula, acreditamos nessa candidatura pra derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo e fazer o Brasil se reencontrar consigo mesmo. A gente está com muita esperança nessas eleições, e o PSB quer se somar a esse esforço pela mudança do Brasil”, disse.
Apoio ao PDT

Nomes do PDT, como o do senador Cid Gomes, de Roberto Cláudio, do deputado federal Luiz Marques e dos vereadores Lúcio Bruno, Leo Couto, Enfermeira Ana Paula e Didi Mangueira levantaram o debate sobre a tendência regional do partido de apoiar Ciro Gomes (PDT) nas eleições de outubro.
Mesmo que nacionalmente o PSB já tenha declarado apoio ao ex-presidente Lula. Sobre o assunto, o presidente Carlos Siqueira reiterou que o diretório estadual tem liberdade para definir o apoio ao candidato a presidência da República.
“Há uma tendência (de apoio) com relação ao presidente Lula, mas aqui, no Ceará, é a terra de um outro grande brasileiro que é o Ciro Gomes, que nós apreciamos muito. E essa condução regional vai ser feita pelo deputado Denis (Bezerra), o que ele decidir aqui será aprovado na direção nacional”, pontuou Carlos Siqueira.
Denis Bezerra disse a jornalistas que diretório regional do partido irá, sim, apoiar a candidatura do Ciro no primeiro turno. E apoiaria Lula em um eventual segundo turno.

Bastidores
Também nesta sexta-feira (25), antes do início do Congresso Estadual do PSB, liderenças do partido participaram de reunião com o governador Camilo Santana (PT) na residência oficial.
O presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, os deputados federais Marcelo Freixo e Alessandro Molon e representantes do deputado Denis Bezerra estiveram presentes. Além do vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, lídere dos projetos de desenvolvimento de longo prazo na Prefeitura de Fortaleza.
Participaram ainda do encontro, o chefe da Casa Civil, Chagas Viera, a vice-governadora Izolda Cela e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. Esses dois últimos estão mais próximos do governador.