
Faltam 16 dias para a cerimônia de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A equipe de transição já confirmou a presença de 17 chefes de Estado no evento em dia 1º de janeiro. Os nomes foram anunciados em coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
A cerimônia institucional de posse acontecerá às 15h, em três atos: um tradicional desfile em carro aberto em que Lula percorrerá a capital federal, a recepção pelos presidentes da Câmara e do Senado e o pronunciamento, com a transferência da faixa presidencial.
Até o momento, estão confirmados: Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiana, Guiné-Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor-Leste, Uruguai e Zimbábue.
“Será a posse com a presença do maior número de chefes de Estado”, declarou o embaixador Fernando Igreja, responsável do Itamaraty pela posse de Lula. Também esteve presente na coletiva o futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Para a posse de Jair Bolsonaro (PL), em 2019, compareceram 10 chefes de Estado.
Outros países estarão representados por autoridades, como o Panamá, Costa Rica, México, Palestina e Turquia. Os Estados Unidos também devem enviar um representante. “Não há confirmação ainda da parte da embaixada dos Estados Unidos de qual será a representação do governo americano”, respondeu Igreja ao ser questionado sobre a possibilidade da presença da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.
Festival do Futuro na posse de Lula
Outro grande evento vai acontecer durante a posse de Lula: o Festival Brasil do Futuro – A Alegria Vai Tomar Posse. O festival está marcado para começar às 12h, na Esplanada dos Ministérios, com entrada gratuita.
Organizado pela futura primeira-dama Janja da Silva, o festival conta com 30 atrações confirmadas. As apresentações acontecerão em dois palcos, batizados em homenagem a Gal Costa e Elza Soares:
- Almério
- BaianaSystem
- Duda Beat
- Fernanda Takai
- Francisco El Hombre
- Gabi Amarantos
- Geraldo Azevedo
- Os Gilsons
- Jards Macalé
- Johnny Hooker
- Juliano Maderada
- Kleber Lucas
- Luedji Luna
- Leonardo Gonçalves
- Marcelo Jeneci
- Margareth Menezes
- Maria Rita
- Martinho da Vila
- Odair José
- Otto
- Pablo Vittar
- Paulinho da Viola
- Paulo Miklos
- Paulo Vieira (apresentação)
- Tereza Cristina
- Thalma de Freitas
- Titi Müller (apresentação)
- Tulipa Ruiz
- Valesca Popozuda
- Zélia Duncan
Temores sobre transferência da faixa presidêncial a Lula
Existe um temor na organização da posse de Lula com a faixa presidencial. Não se Jair Bolsonaro vai ou não passá-la ao presidente eleito, mas sim se haverá alguma faixa a ser passada.
A equipe de Lula teme que Bolsonaro, em represália por ter sido derrotado, leve consigo a faixa presidencial e não haja nada a passar ao novo presidente. A organização da posse quer se assegurar na próxima semana de que a faixa está em segurança.