
O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior publicou uma nota oficial para tentar conter as suspeitas de que o guru do bolsonarismo Olavo de Carvalho tenha fugido do país em um avião da FAB.
Batista Junior foi às redes sociais na madrugada deste domingo (21) publicar uma nota oficial em que o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica nega que Olavo de Carvalho retornou às pressas aos EUA após tratamento de saúde no Brasil.
“Estarei sempre à disposição do Congresso Nacional. A nota abaixo talvez comprove que “evidências” podem ser, apenas, devaneios ou leviandades”, tuitou o militar, que foi alçado ao comando da FAB por se mostrar um apoiador de Bolsonaro.
Olavo de Carvalho foi convocado duas vezes a depor no inquérito que investiga a existência de uma milícia digital que atua para desestabilizar a democracia e as instituições do país.
A última intimação foi feita no dia 9 de novembro. A defesa do guru argumentou que ele seguia em tratamento de saúde. Ele veio para o Brasil em julho tratar problemas cardíacos.
Olavo de Carvalho, no entanto, não explicou quem ofereceu a suposta “carona” e quais as circunstâncias para deixar a condição de enfermo, conforme alegado por sua defesa, para poder fazer um voo internacional.
“As autoridades ficaram esperando que eu me recuperasse e daí, talvez, me convocar mais tarde. Eu não vou ficar aqui sentado esperando que eles me convoquem algum dia”, disse o guru em vídeo.
Suspeita de fuga de Olavo em voo de Fábio Faria
Segundo apuração realizada pela escritora Daniela Abade, evidências apontam que Olavo de Carvalho pode ter embarcado, em São Paulo, em aeronave da FAB que foi utilizada pelo ministro Fábio Faria, das Comunicações, nos Estados Unidos. A partir de dados do Flight Aware, a escritora apontou que o avião que foi utilizado por Faria teria partido da capital paulista no dia 13, às 12h48, e feito um trajeto distinto do habitual.
A aeronave Legacy VC99B aterrissou em um aeroporto pequeno nos Estados Unidos e parte de sua rota no Brasil não pôde ser captada pelos sistemas de monitoramento.
O ministro das Comunicações usou as redes sociais para negar o envolvimento em uma possível fuga de Olavo e atacar a escritora.
“FAKE NEWS!! Não conheço Olavo de Carvalho, nunca o vi na vida e não fui de FAB para os EUA. Irresponsabilidade soltar maluquices na imprensa sem checar. É preciso investigar e punir esses devaneios que se espalham irresponsavelmente”, escreveu Fábio Faria, sem se aprofundar no tema.
O ministro foi cobrado a apresentar a lista de passageiros que embarcaram na viagem. Esses nomes estão em sigilo.
Com informações da Revista Fórum