
Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta terça-feira (27) que o Brasil é um “país que resgatou a credibilidade lá fora”. Ele disse também que investidores estrangeiros estão recomendando a compra de real e que isso seria “mais uma sinalização que está dando certo” a economia brasileira.
As declarações ocorreram durante uma cerimônia de hasteamento da bandeira. Depois, Bolsonaro e ministros se reuniram no Conselho de Governo. O presidente não especificou a informação sobre compra da moeda brasileira, mas na segunda (26) o banco americano Morgan Stanley recomendou investimentos no país.
Leia também: Brasil entra em recessão após queda histórica de 9,7% do PIB
“O mês passado foram mais de 250 mil empregos [criados]. Lá fora estão recomendando comprar real, não é, Paulo [Guedes]? Mais uma sinalização que tá dando certo a economia nossa”, afirmou a apoiadores no Palácio da Alvorada.
“A economia está voltando em “V”, como a gente achava que ia voltar. No mês passado, como disse o presidente, [foram] 250 mil novos empregos e 300 mil novas empresas”, completou o ministro da Economia, Paulo Guedes, que estava ao lado do presidente.
Segundo dados da Reuters do início de outubro, o real é a moeda que mais se desvalorizou em relação ao dólar em 2020. A moeda americana acumula uma alta de 40% comparada à brasileira no ano.
Leia também: Imagem do Brasil derrete no exterior e mostra falência de Bolsonaro, diz estudo
Em entrevista em 16 de outubro, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que a desvalorização da moeda brasileira nos últimos meses tem relação com uma situação fiscal mais frágil do país, por conta dos gastos feitos no enfrentamento à pandemia.
Com informações do jornal O Globo