
Com a confirmação de Flávio Dino (PSB) para ministro da Justiça e Segurança Pública no governo Lula (PT), a vaga que seria dele no Senado será ocupada pela suplente, Ana Paula Lobato (PSB), mantendo a única vaga do partido na Casa a partir do próximo ano.
O ex-governador do Maranhão foi eleito com folga para os próximos oito anos como senador com 62,41%, totalizando 2.125.811 votos. Atualmente, Dino coordena o grupo de transição de Justiça e Segurança Pública.
Ana Paula é atualmente vice-prefeita de Pinheiro (MA), mas também se apresenta como enfermeira e empresária. Aos 38 anos, será a mais jovem entre os 81 senadores.
Nas redes sociais, a futura senadora disse ter “orgulho de fazer parte do seu grupo político e de sua vitória maiúscula nas urnas”. Ana Paula desejou êxito ao ex-governador e disse não ter dúvidas de que ele “seguirá mobilizado e comprometido em torno da reorganização institucional do nosso país”.
Confirmado agora há pouco o nome de @flaviodino para comandar a pasta do Ministério da Justiça no Governo @lulaoficial. Tenho orgulho de fazer parte do seu grupo político e de sua vitória maiúscula nas urnas, após uma linda campanha por nosso estado.
— Ana Paula Lobato (@anapaulalobato_) December 9, 2022
Casada com o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PT-MA), Ana Paula tem dois filhos adolescentes.
Nas eleições de 2020, ela foi eleita vice-prefeita na chapa de Luciano Genésio (PP). À época filiada ao PDT, Ana Paula deixou o partido e se filiou ao PSB em março deste ano.
Bancada do Maranhão no Senado
Ana Paula se juntará a Eliziane Gama (Cidadania) e Weverton (PDT) na bancada do Maranhão no Senado Federal. Eleitos em 2018, Eliziane e Weverton terão mandatos até 2027. Já o mandato dos senadores com início em 2023, termina em 2031.