
Com Marcelo Hailer
Um coletivo de artistas montou uma empresa de fachada para distribuir cerca de 5 milhões de panfletos do partido de extrema direita e com inclinações nazistas Alternativa para a Alemanha (AfD). O grupo Zentrum für politische Schönheit construiu um site falso e atraiu a legenda, que os contratou para que distribuíssem os materiais.
Leia também: Angela Merkel: Alemanha vai às urnas e encerra 16 anos da liderança da primeira mulher no cargo
Foi mais um revés político da legenda ultradireitista. Além de ter encolhido na última eleição alemã e, consequentemente, ter perdido cadeiras no Bundestag (parlamento alemão), o partido perdeu todo o material, cerca de 72 toneladas de panfletos, no lixo.
A AfD declarou em seu portal que vai processar o coletivo de artistas e também está pedindo ajuda de seus militantes para lidar com o prejuízo da ação.
Em suas redes, o coletivo ironizou as reações da AfD. “Em breve haverá surpresas! Por favor, garanta nosso certificado de descarte! Bem-vindo ao serviço de folhetos Hahn +++ O melhor serviço de folhetos da Europa +++ Líder mundial de mercado na não distribuição de folhetos nazistas”.
Eleições alemãs
Neste último final de semana os alemães foram às urnas. Com uma diferença de 1,6% do total de votos ante o partido de Angela Merkel (CDU), o SPD (Social-Democratas) dará início nesta semana as negociações com os partidos Verde e Liberal para formar um novo governo.
E quem deve tomar a dianteira das conversas para formar o novo governo é o líder social-democrata Olaf Scholz, atual ministro das Finanças do governo Merkel, e rosto do SPD nas eleições.
Os sociais-democratas fazem parte da chamada “grande coalizão”, que deu sustentação ao último mandato de Merkel, que deixa o poder após 16 anos.