
A Coalizão Negra por Direitos irá propor pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por crimes de responsabilidade. De acordo com a coalizão, composta por 150 organizações e coletivos do movimento negro, os crimes agravam a política de genocídio contra a população negra.
Entre os argumentos, está a tímida atuação do governo federal diante da pandemia da Covid-19. Segundo especialistas, a doença tem afetado mais as populações vulneráveis, em sua maioria, composta por pessoas negras.
Leia também: Pobres nas favelas são os que mais morrem de covid-19, aponta estudo
Este será o 56º pedido de impeachment contra Bolsonaro, registra o Alma Preta. O documento será protocolado na quarta-feira (12), no Congresso Nacional.
Integrante da coalizão, a advogada da área de direitos humanos, Sheila de Carvalho, lembra que o Brasil já registra mais de 100 mil vidas perdidas por conta da doença, e que muitas outras podem ser perdidas.
“Isso ocorre pelo menosprezo e negligência com o qual o presidente atuou no combate a pandemia do coronavírus. O não-combate já que ele não realizou as medidas determinadas por lei para salvar a vida de brasileiros”, afirma.
De acordo com a advogada, o pedido se baseia na responsabilização pelo fato de o presidente ter violado o direito de constitucionalidade universal à vida e à saúde.
“Tratamos também dos crimes de improbidade administrativa que incorreu por ter incentivado e feito aquisição do medicamento hidroxicloroquina, enquanto já havia comprovação de que esse medicamento não era eficaz para o combate ao coronavírus”, detalha.
Com informações do Alma Preta