
O portal Culturadoria faz uma séria de matérias com indicações de podcasts que seus colaboradores estejam ouvindo. Já trouxeram série de podcasts mineiros, dicas de produções sobre cultura para ficar antenado e até uma análise de Praia de Ossos. Esse último reconstitui o assassinato de Ângela Diniz, morta em Búzios. Por isso, chegou a hora de expandir ainda mais e a dica da vez são podcasts com temáticas negras.
De cultura pop a paternidade negra, confira produções com temática fundamental para conhecer este ano.
Leia também: Foto de Kamala Harris na Vogue é alvo de debate sobre racismo e empoderamento feminino
Negra Voz Podcast
Criado pelo jornalista Tiago Rogero, repórter d’O Globo, a produção conta a história negra do Brasil que não está nos livros. Para isso, fala da herança africana e de grandes feitos de negros e negras do passado e do presente. Por exemplo, o primeiro episódio foi uma entrevista inédita com Ruth de Souza, primeira atriz brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema. E logo no Festival de Cannes!
O mais interessante nessa produção é o diálogo entre passado e presente dentro de cada episódio. No mesmo programa de Dona Ruth, por exemplo, participou o ator e diretor Rodrigo França. Além disso, em outro, na entrevista com Conceição Evaristo, foi evocada a história de Maria Firmina dos Reis, a primeira autora negra a publicar um livro em todos os países de língua portuguesa.
Tiago Rogero também é o autor do podcast Vidas Negras, original do Spotify e produzido pela Rádio Novelo. Em suma, o jornalista analisa e entrelaça a trajetória e a obra de personalidades da história e da atualidade.
Meteora
Sob a ótica da mulher negra e da diversidade o podcast dá voz a pessoas invizibilizadas para contar histórias que, por muito tempo, foram escondidas. Com esse propósito, a jornalista Cris Guterres e a publicitária Renata Hilário já falaram sobre violência doméstica, educação política e empreendedorismo. Em vários episódios receberam Dona Jacira e fizeram até especiais com outros podcasters negros.
Afetos
As comunicadoras Gabi Oliveira e Karina Viana falam “sobre tudo que nos afeta, aproximando pessoas por meio do que nos sensibiliza”. É uma opção interessante para entender e refletir junto com as criadoras sobre a subjetividade e os sentimentos, principalmente das mulheres negras. As conversas, com ar descontraído, passam por um leque gigante de temas. Entre eles perdão, pressão estética, a relação com o dinheiro, o envelhecer e a insegurança. Destaque para um dos episódios mais recentes, intitulado “Tá todo mundo mal”. Nele, as apresentadoras falam sobre oscilações de humor, apatia, falta de concentração e outras reações. Ou seja, reações comuns em tempos nos quais a cobrança por produtividade é ainda maior.
O lado negro da força
Quadrinhos, cinema, séries, animes, mangá e cultura pop! O podcast aborda tudo isso e muito mais a partir da perspectiva de nerds negros. A produção faz parte da revista digital de mesmo nome criada em 2014 e desenvolvida pelo artista Augusto Oliveira, editor chefe e host do podcast. A ideia surgiu a partir da necessidade urgente de representatividade negra na cultura pop. Sendo assim, com bom humor e linguagem informal, e revista “problematiza e exalta a experiência negra em todas as mídias criando um paralelo entre a ancestralidade e o Afrofuturismo”.
Ouça aqui o podcast e acesse a revista digital aqui.
AfroPai
Este é o primeiro podcast sobre paternidade negra do Brasil. Por isso, além de tratar de um assunto muito importante, que é a paternidade, o programa ainda fala do ponto de vista da negritude. Em resumo, quais são as angústias, os medos e as experiências dos pais negros? Além disso, o podcast faz parte do portal Paizinho Vírgula, que fala sobre todo o universo de criação e educação dos filhos. Em AfroPai são tratadas questões como o brincar, colorismo, abandono paterno e ancestralidade.
Com informações do Portal Culturadoria
1 comentário