
Cientistas cubanos receberam, esta semana, a Medalha de Ouro da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) pelas contribuições que prestaram no combate à covid-19, especialmente, no desenvolvimento de vacinas. O presidente da ilha, Miguel Díaz-Canel, presidiu a cerimônia e endossou a valorização da ciência no país.
Canel também foi às redes sociais comentar o reconhecimento dos esforços realizados.
“Ainda me lembro do dia que pedimos que criassem nossas vacinas. Parecia loucura, mas confiamos totalmente neles”, afirmou.
A entrega das medalhas foi feita com o diretor-geral da OMPI, entidade ligada às Nações Unidas, Daren Tang.
Foram homenageados os cientistas envolvidos no desenvolvimento das vacinas Soberana 1 e 2, desenvolvidas pelo Instituto Finlay de Vacunas (IFV), e Abdala e Mambisa, desenvolvidas pelo Centro de Ingeniería Genética y Biotecnología (CIGB).
Leia também: Os resultados positivos da luta de Cuba contra a covid-19
O alto comissário afirmou que o país demonstra a importância que ciência, tecnologia e inovação têm no país.
Papel dos cientistas cubanos muito antes da pandemia
Daren Tang destacou que a produção cubana não se restringe ao período pandêmico. Mas que muitos países recebem há décadas imunógenos produzidos na ilha contra diversas doenças.
Lembrou que foi Cuba o primeiro país a conseguir eliminar a transmissão de HIV de mãe para filho. Foi também o primeiro a desenvolver imunizante contra hepatite B e meningite B.
A descoberta do imunógeno contra Meningococos (Neisseria Meningitidis) do grupo B rendeu o primeiro reconhecimento dos cientistas da ilha pela instituição, em 1989.
Em 1999, o reconhecimento veio pelo desenvolvimento do Policosanol (PPG), um medicamento de uso múltiplo, desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisas Científicas.
Entre as homenagens constam ainda a obtenção do medicamento Heberprot-P, desenvolvido pelo CIGB, além de anticorpos monoclonais anti-CD6 para tratamento e diagnóstico de psoríase, do Centro de Imunologia Molecular.
Com informações a Prensa Latina