
O Ministério das Relações Exteriores da China negou que Moscou tenha pedido a Pequim equipamento militar para apoiar sua operação na Ucrânia. “Isso é desinformação”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian.
Zhao acusou os EUA de espalhar desinformação maliciosamente contra a China sobre a questão da Ucrânia, enfatizando que seu país está se esforçando para desempenhar um papel construtivo na promoção das negociações de paz.
Reestabelecimento da paz
O Financial Times informou anteriormente, citando funcionários do governo dos EUA, que a Rússia havia pedido à China equipamentos militares e outras assistências para continuar a operação na Ucrânia.
O porta-voz da embaixada chinesa em Washington, Liu Pengyu, disse a este jornal que desconhece os planos para ajudar a Rússia neste sentido. O diplomata salientou que a China considera a situação na Ucrânia muito preocupante e lamentável, e espera que se resolva o mais rapidamente possível com o restabelecimento da paz.
Atividade militar-biológica dos EUA na Ucrânia
Lijian afirmou que os Estados Unidos devem dar explicações completas sobre sua atividade biológica-militar no exterior, em particular no território da Ucrânia.
“Se os EUA querem demonstrar a sinceridade de sua atividade, por que não abrir seus laboratórios biológicos para especialistas internacionais para investigação independente?”, perguntou ele, comentando notícias sobre a atividade de laboratórios biológicos na Ucrânia financiados pelos EUA.
Leia também: China acusa EUA de interferir em vários países ao longo dos anos
De acordo com informações recentemente publicadas, dezenas de laboratórios biológicos que operam na Ucrânia estavam a cumprir ordens do Pentágono , disse o diplomata, acrescentando que esta actividade suscita preocupação na comunidade internacional.
“Em que foram gastos 200 milhões de dólares? Que patógenos foram estudados? A Embaixada dos EUA na Ucrânia removeu todos os documentos relacionados a este assunto de seu site, o que está tentando esconder?”, continuou Zhao Lijian.
Atividade militar-biológica dos EUA na Ucrânia
O Ministério da Defesa da Rússia organizou recentemente uma sessão na qual informou que os Estados Unidos gastaram mais de 200 milhões de dólares na operação de laboratórios biológicos na Ucrânia que estavam envolvidos no cumprimento de um programa biológico-militar dos EUA, e que eles experimentaram em particular com patógenos de peste e antraz.
Mais de 30 laboratórios biológicos estavam operando na Ucrânia, cumprindo ordens do Pentágono, disse o general Igor Kirillov, chefe das tropas de defesa radiológica, química e biológica das Forças Armadas russas.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou em 8 de março que havia obtido documentos de laboratórios biológicos ucranianos que “certificam a destruição urgente de patógenos especialmente perigosos de peste, antraz, tularemia, cólera e outras doenças mortais”.
A porta-voz da entidade, María Zajárova, afirmou que essas ações foram realizadas para evitar que a Ucrânia e o US, e não descartou a possibilidade de lançar um mecanismo de consulta no âmbito da BTWC por este motivo.
Em 24 de fevereiro, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma operação militar especial no território da Ucrânia e o Ministério da Defesa russo assegurou que os ataques militares não são direcionados contra cidades ucranianas ou colocam em risco a população civil, mas que buscam tirar a infraestrutura militar do território. serviço.
Após o início da operação militar, a Ucrânia rompeu relações diplomáticas com a Rússia, impôs lei marcial em todo o território nacional, além de toque de recolher em algumas cidades, e decretou mobilização geral.
Muitos países condenaram veementemente a intervenção da Rússia na Ucrânia e ativaram várias baterias de sanções individuais e setoriais .
Com informações do Sputnik