
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), se reuniu esteve em Brasília nesta terça-feira (23) para debater investimentos no Corredor Centro-Leste. Também participaram do encontro o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG). Os governadores foram cobrar do ministro a participação dos seus estados e, do Goiás, nos recursos gerados pela renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
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A FCA esta sob concessão de um consórcio formado pela Vale, um grupo canadense e outro japonês, a VLI. Para a renovação contrato por mais 30 anos, as empresas farão investimento R$ 13 bilhões. De acordo com o governador capixaba, não há previsão de recursos para os estados que fazem parte da rota Centro-Leste, que começa no Goiás, passa pelo interior de Minas e chega ao porto de Vitória.
O corredor Centro-Leste abastece todo o sítio portuário do Espírito Santo. É preciso aproveitar a antecipação da renovação da outorga e conquistar esse investimento, especialmente na transposição da Serra do Tigre, em Minas Gerais. Dentro da malha ferroviária brasileira, está havendo um grande investimento Norte-Sul, e é preciso que não fiquemos isolados”, apontou Casagrande.
Segundo Casagrande, com os investimentos, a região teria sua malha ferroviária interligada com o restante do país.
Durante o encontro, representantes dos estados e do Ministério da Infraestrutura decidiram criar um grupo de trabalho que terá 30 dias para avaliar a viabilidade de incluir Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás entre os beneficiários dos recursos gerados pela renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. O contorno da Serra do Tigre demandaria R$ 2,8 bilhões em investimentos.
“Os estados se sentem um tanto quanto preteridos, considerando que a malha ferroviária gerou as riquezas decorrentes das outorgas. A expectativa é que haja uma contrapartida e que esses recursos permaneçam nos estados. O que fiz foi oportunizar as bancadas a tratar com o ministro”, disse o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Marco legal
O encontro foi promovido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e também contou com a presença do senador, Jean Paul Prates (PT-RN).
Ele é o relator de um Projeto de Lei do Senado (PLS) 261/2018, que altera a modalidade de exploração de ferrovias de concessão, para licença, conhecido como Marco Legal das Ferrovias.
Com informações da Agência Senado