
Pesquisa da empresa analítica We Predict mostra que os carros elétricos de hoje podem custar mais caro quando o quesito é manutenção. De acordo com o levantamento, um elétrico pode sair mais caro do que um carro movido a gasolina ou etanol.
A empresa exemplifica os resultados levando em consideração dois seguimentos: custos de serviço (quando você leva um veículo para reparos) e de manutenção (desgaste, substituições de fluidos e etc). Em três meses, os gastos com um EV são 2.3 vezes maiores do que um automóvel comum. Em 12 meses, as despesas ainda são 1,6 vezes mais altas.
A We Predict revelou ainda que os custos relacionados ao serviço foram em média US$ 306 por veículo elétrico (R$ 1.597), enquanto um carro movido a combustível custou em média US$ 189 (R$ 986).
Motivos para alto custo dos carros elétricos
Os carros elétricos ainda são novos no cenário automotivo e os centros de serviço e mecânicos precisam de mais horas ao trabalhar com os veículos, visto que leva mais tempo para diagnosticar um problema em comparação com os motores tradicionais. Conforme o estudo, os EVs exigem 1,5 vezes mais horas de trabalho e 1,3 vezes mais mão-de-obra, em média, para o conserto.
O resultado final, segundo a empresa, é que a indústria ainda está “em fase de lançamento” e, por isso, está ainda trabalhando nos detalhes para lidar com o consumidor, o que significa, ao menos temporariamente, aumentar os custos.
No entanto, embora a manutenção de um elétrico valha mais hoje, o preço real de estabilidade/conservação de um carro movido a bateria é menos que a metade do que custa um veículo com motor de combustão interna.
Em média, os proprietários de EV gastam apenas US$ 7 (R$ 36) para manter os automóveis em perfeito estado dentro do primeiro ano de uso, enquanto os motoristas de uma máquina movida a combustível desembolsam US$ 30 (R$ 156).
A situação parece um quadro de curto prazo, entretanto, melhores dados não serão levantados até que os EVs estejam na estrada por mais tempo e em mais lugares. Porém, algo parece bastante claro: os carros elétricos vão exigir mais dinheiro do bolso para reparos, mas os benefícios de estabilidade e manutenção a longo prazo podem superar essas despesas.
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Tecnologia e inovação na Autorreforma
O PSB defende em sua proposta de autorreforma do programa partidário que a pesquisa em ciência e tecnologia é
parte indissociável da Economia Criativa. Segundo as teses elaboradas para o livro 4, sua consolidação implica a inserção da ciência e tecnologia na construção de um projeto genuíno de desenvolvimento nacional, fortalecendo
as instituições públicas de ensino e pesquisa do País e criando canais de interlocução com o setor produtivo comprometido com o desenvolvimento autônomo do Brasil.
“Desse planejamento deverá constar Investimentos pesados em ciência, tecnologia e inovação, fatores essenciais da economia criativa, constituirão a base para assegurar um renascimento criativo da indústria ancorada em princípios e valores da sociedade do conhecimento, com aproveitamento dos grandes ativos nacionais.”
Autorreforma PSB
Com informações do Olhar Digital e CNET