
O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) está pedindo que a Câmara dos Deputados realize uma Sessão Solene para comemorar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. A data foi instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e é comemorada mundialmente no dia 29 de novembro de cada ano.
O requerimento 1982/2021 recebeu o apoio de parlamentares de 6 partidos políticos (PSB, PCdoB, PDT, PP, PT e PSOL) e líderes partidários que somam 126 deputados e deputadas federais. Bem maior do que o número mínimo necessário de 52 assinaturas.
Leia também: Socialistas reagem ao escândalo das revelações do dono do BTG Pactual
O Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino foi instituído pela ONU em 1977. No requerimento, o deputado Camilo afirma que “o plano de divisão da Palestina foi de uma injustiça desmedida contra o povo palestino, que era o maior proprietário das terras e com o maior número de habitantes. Depois da partilha, os palestinos tornaram-se um povo usurpado e espoliado em sua própria terra natal”.
Em outro trecho, destaca que “comemorar esta data na Casa do povo brasileiro é uma forma de reiterar o compromisso do Brasil, que reconheceu formalmente, em 2010, o Estado da Palestina soberano, economicamente viável e territorialmente contíguo, com capital em Jerusalém Oriental, convivendo lado a lado, em paz e segurança, com Israel, com base nas fronteiras internacionalmente reconhecidas de 1967, de acordo com o Direito Internacional e as resoluções pertinentes das Nações Unidas”.
O requerimento para a realização da Sessão Solene precisa ser aprovado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
Com informações da assessoria de imprensa