
Congressistas oficializaram, na tarde desta terça-feira (3), o lançamento da Frente Parlamentar em prol dos Jogos eletrônicos. Formado por 201 nomes, o colegiado terá como missão propor estratégias para o desenvolvimento do setor como modalidade competitiva de jogos e esportes eletrônicos, em especial os chamados e-sports.
Criada por iniciativa de quatro deputados federais, liderados pelo Coronel Chrisóstomo (PSL/RO), a Frente pretende debater expectativas para o ramo e o aprimoramento da legislação federal.
Fenômeno em todo o mundo, as competições de jogos eletrônicos têm sido impulsionas pelo rápido crescimento do acesso a dispositivos móveis e pela expansão da conectividade.
Depois de reunir 454 milhões de espectadores em 2019 , os e-Sports tornaram-se o maior pool do setor de games e entretenimento, arrecadando cifras bilionárias em publicidade, já comparadas aos esportes tradicionais. A audiência projetada até 2023 é de 646 milhões de espectadores, de acordo com dados do Business Insider Intelligence,
Direcionado, sobretudo, ao público adolescentes e gerações mais jovens, o Brasil já ocupa o terceiro posto do ranking global, com 7,6 milhões de espectadores mensais, perdendo apenas para a China e os Estados Unidos. Ao todo, já são 21,1 milhões de fãs no país, de acordo com o relatório 2019 da agência NewZoo.
Sem leis de proteção de proteção, o Brasil ainda aguarda a tramitação de propostas apresentadas no Congresso que regulamentem o conceito da categoria, a identificação dos jogadores como atletas e que facilitem o reconhecimento dos e-Sports no cenário desportivo nacional.