
O cantor Caetano Veloso usou suas redes sociais para prestar solidariedade ao seu amigo e companheiro histórico de palco, Gilberto Gil, após ele sofrer agressões covardes de bolsonaristas ao assistir uma partida da Copa do Mundo no Catar na última quinta-feira (24).
“Meu irmão na música e na vida, @GilbertoGil, foi injuriado por bolsonaristas no Catar. Ele tem 80 anos e estava com sua esposa. Quero prestar solidariedade ao gênio Gil e dizer que nós, os artistas, assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos”, cobrou Caetano.
Meu irmão na música e na vida, @GilbertoGil, foi injuriado por bolsonaristas no Catar. Ele tem 80 anos e estava com sua esposa. Quero prestar solidariedade ao gênio Gil e dizer que nós, os artistas, assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos.
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) November 27, 2022
Gilberto Gil, um dos principais nomes da cultura brasileira, foi hostilizado e ofendido por apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O músico e sua esposa estão no Catar para acompanhar a Copa do Mundo.
Em vídeo que circula nas redes sociais, Gil, aos 80 anos, estava no estádio para assistir à estreia da seleção brasileira no Mundial, quando foi xingado de “filho da puta”. O agressor gritava o nome do atual presidente brasileiro.
Ele vestia uma camiseta da CBF com o nome “Papito Rani” e seguiu o casal aos gritos de “Bolsonaro” e “Vamos, Lei Rouanet”.
Em seguida, disse: “Você ajudou o Brasil para caralho. Obrigado, filho da puta”. Em nenhum momento, Gil e Flora esboçaram qualquer reação. A segurança do local não agiu para impedir o ataque. Confira:
A nova onda da extrema direita é cometer crimes. É terrorismo, ameaça, injúria. O crime foi filmado, aparentemente o bandido se orgulha do que fez com Gilberto Gil (80 anos de idade), a quem presto toda a minha solideriedade. Vamos tornar o vagabundo famoso. Lixo humano, escória! pic.twitter.com/xTnFX3t9G8
— André Janones (@AndreJanonesAdv) November 27, 2022
Onda de solidariedade a Gilberto Gil
Gil recebeu uma onda de solidariedade após o ataque bolsonarista sofrido por ele e sua esposa, Flora. O músico divulgou em suas redes sociais, neste domingo (27), um vídeo para agradecer o apoio recebido por fãs e amigos.
“Nossos agradecimentos, meus e da Flora, enfim, por essa solidariedade, essa corrente solidária, diante dessa agressão, essa coisa estúpida, enfim, é o terceiro turno na verdade, né? Os inconformados querendo manter essa coisa do ódio, a agressividade”, declarou Gil.
“E amanhã, Brasil de novo. De novo nossos agradecimentos, meus e da Flora, a todos vocês que se fizeram solidários conosco nesse episódio. Na verdade, é mais um dessa sequência do ódio, dessa coisa que é o que eles gostam de fazer. Muito obrigado a todos vocês. Bom jogo pro Brasil amanhã”, acrescentou o artista.
Obrigado a todos pela corrente de solidariedade, aos amigos que ligaram e se manifestaram nas redes sociais. Amanhã estaremos torcendo pela seleção brasileira e por um Brasil sem ódio #GilbertoGil @Floragil2222 pic.twitter.com/Cr8iAFzvxN
— Gilberto Gil (@gilbertogil) November 27, 2022