
Bastou anunciar um novo pronunciamento em cadeia nacional para a noite desta terça-feira (23), que a hashtag #panelaço voltou aos assuntos mais comentados do Twitter. De acordo com informações obtidas pelo jornal Valor, a fala está agendada para ir ao ar às 20h30 e deverá ter aproximadamente quatro minutos de duração, segundo convocação a ser enviada às emissoras brasileiras à qual a reportagem teve acesso.
Leia também: Após Bolsonaro cancelar pronunciamento, internautas convocam panelaço para noite desta terça (2)
Esta é a terceira tentativa de pronunciamento em rede de rádio e TV de Bolsonaro. Nas duas anteriores ele desistiu por medo dos protestos que vinham sendo programados durante sua fala.
Versão ‘Bolsonaro pró-vacina’
Um ministro próximo de Bolsonaro afirmou que o discurso abordará a campanha de vacinação contra a Covid-19 e a situação atual na pandemia no país. A fala ocorre no momento em que o Brasil bate seguidos recordes de mortes causadas pelo coronavírus, em meio à falta de vacinas, colapso da rede hospitalar em diversos Estados e da troca no comando do Ministério da Saúde.
Leia também: Bolsonaro volta a planejar pronunciamento nesta sexta (12)
Aconselhado por auxiliares próximos, Bolsonaro vem tentando apagar a imagem de negacionista e antivacinas que construiu ao longo de diversas falas polêmicas no último ano.
Na tarde desta terça, o presidente oficializou a nomeação de Marcelo Queiroga para substituir o general Eduardo Pazuello à frente da pasta. Pazuello deve assumir a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que deixará o Ministério da Economia para retornar ao Palácio do Planalto.
Coro nas redes
Em meio ao colapso e à escalada da crise sanitária, econômica e política vivida pelo governo, não faltaram parlamentares para aderir ao coro das redes.
Líder da Minoria na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE), e o senador Rogério Carvalho (PT-SE) convocaram seguidores a aderirem ao protesto contra o mandatário. “Panelaço nacional, participe! #ForaBolsonaro”, escreveu Guimarães.
Secretário-geral do PSB em Niterói, Daniel Vargas, seguiu o exemplo. “Panelaço hoje as 20h30min”.
O mesmo foi feito pelo perfis oficiais do PCdoB, Brasil Sufocado e do Movimento Fora Bolsonaro de São Paulo.
Com todo respeito, mas continuo achando panelaço uma falta de respeito, e a qualquer um, seja Dilma, seja Bolsonaro ou qualquer outro. Protesto inútil ja q o povo não sabe votar.