O jornal Estadão foi à Justiça para obter o resultado de exames que presidente Jair Bolsonaro se recusava a divulgar

A Advocacia-Geral da União (AGU) entregou na noite dessa terça-feira (12) ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), os exames do presidente Jair Bolsonaro para coronavírus. Em nota divulgada, a AGU diz que os laudos entregados confirmam que o presidente testou negativo para a doença.
Lewandowski foi escolhido pelo sistema de sorteio da Corte para decidir sobre o pedido do jornal Estadão, para que Bolsonaro mostre o laudo dos dois exames de coronavírus.
O gabinete do ministro confirmou o recebimento: “Os exames foram entregues pela AGU e recebidos no gabinete do Ministro Ricardo Lewandowski às 22h desta terça-feira. O documento foi lacrado e será encaminhado para análise do Ministro na manhã desta quarta-feira que decidirá sobre a eventual divulgação”.
O jornal recorreu ao STF nessa segunda (11) e pediu a suspensão de decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo a qual Bolsonaro não precisa mostrar os resultados, com o argumentou que a liberdade de imprensa também pressupõe não haver obstáculos para a obtenção de documentos que sejam de interesse público.