
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reuniu-se neste sábado (26) com os ministros das Relações Exteriores e da Defesa da Ucrânia em um hotel no centro de Varsóvia, na Polônia. Ele ainda chamou o presidente Putin de carniceiro
Essas foram as primeiras conversas do presidente estadunidense com autoridades da Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.
Durante a reunião, Biden se sentou em uma longa mesa branca ao lado de seus secretários de Estado, Antony Blinken, e da Defesa, Lloyd Austin.
À frente, estavam o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, e seu colega da Defesa, Oleksiy Reznikov.
Otan está unida, diz Biden
O presidente dos EUA está em uma viagem de três dias pela Europa. Além de se encontrar com autoridades ucranianas na Polônia, ele conversou com líderes de outros países europeus, do G7 (grupo de países mais ricos do mundo) e da Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan). Ele ainda visitou tropas estadunidenses na Polônia.
Biden reafirmou que o artigo 5º do tratado da Otan, que estipula que um ataque contra um país membro da Aliança é um ataque contra todos do pacto – constitui um “compromisso sagrado” para os Estados Unidos.
“Podem contar com isso, pela sua liberdade e pela nossa”, disse a seu homólogo polonês Andrzej Duda durante uma reunião em Varsóvia, em um momento de temos nesse país fronteiriço com a Rússia após a invasão da Ucrânia.
A visita de Biden à Polônia acontece em um momento de inquietude no país sobre as intenções de Moscou depois que a Rússia invadiu a Ucrânia. Biden também declarou que o presidente russo Vladimir Putin “contava com uma Otan dividida”, mas que essa divisão não se produziu.
Leia também: Tensão: Biden chama Putin de ‘criminoso de guerra’
Andrzej Duda assegurou que as relações entre Polônia e Estados Unidos se verão “intensamente fortalecidas” pela visita de Biden.
Duda também disse que seu país é um aliado “sério” dos Estados Unidos e mencionou futuras cooperações com empresas estadunidenses para projetos de centrais nucleares na Polônia, assim como seu desejo de que as empresas aeronáuticas polonesas possam participar da fabricação dos helicópteros estadunidenses Black Hawk.
Ainda em Varsóvia, Joe Biden, qualificou seu par russo como “carniceiro” durante um encontro com refugiados ucranianos.
Perguntado sobre sua opinião sobre Putin após ter falado com os refugiados, Biden respondeu: “É um carniceiro”.