
O Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) divulgou na noite desta segunda-feira (26) as datas previstas para realização dos congressos municipais, estaduais, no Distrito Federal e nacional. As datas foram definidas em reunião on-line ocorrida no dia 10 de abril.
Leia também: Uma revolução brasileira a partir da realidade e do potencial do país
Calendário para congressos socialistas
O calendário para realização dos congressos do PSB nos municípios, estados e nacional ficou organizado da seguinte forma:
- De 11 de julho a 15 de agosto: Congressos municipais.
- De 16 de Agosto a 2 de Outubro: Congressos estaduais e no Distrito Federal.
- De 3 de outubro até 25 de novembro: Sistematização das contribuições dos participantes e a finalização dos preparativos para o Congresso Nacional.
- 26, 27 e 28 de novembro de 2021: Realização do XV Congresso Nacional do PSB. A decisão será presencial ou virtual dependerá da situação da pandemia no país.
Dentro desta agenda, devem ser definidas as novas direções partidárias e também os rumos do partido para o futuro. Essas propostas contam com a contribuição para a sociedade a partir do debate e aprovação das 577 teses do livro 4 da Autorreforma do PSB. As discussões sobre o tema vêm ocorrendo há dois anos e serão intesificadas a partir dos congressos municipais, estaduais e no DF.
Autorreforma do PSB
A Autorreforma do PSB está sendo debatida pelos socialistas há dois anos. O projeto foi idealizado a partir da necessidade urgente de análise e revisão do sistema político e social brasileiros, com base na premissa de que as mudanças necessárias na forma de fazer política no Brasil devem ocorrer a partir de ações que correspondam às necessidades e características atuais da sociedade.
Os debates que ocorreram a partir do Congresso Partidário de Novembro de 2019 culminaram no livro “A Autorreforma do PSB – Socialismo Criativo“, que traz as teses que serão debatidas nos congressos, propondo uma série de medidas para a sociedade e para o partido, na construção de um novo programa partidário.
Os cinco eixos temáticos do livro são: Reforma do Estado; Economia: prosperidade, igualdade e sustentabilidade; Desenvolvimento sustentável e economia verde; Políticas sociais e cidades criativas; e Socialismo criativo, democracia e o partido que queremos.