
Nesta quarta-feira (28), às 16h, o economista Marco Antonio Cavalieri, doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pró-reitor de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é o convidado para o quinto debate da série “Revolução Brasileira no século 21”. A discussão terá como referência a concepção do historiador Caio Prado Júnior.
Leia também: O sentimento de revolução está no coração das pessoas, diz Jonas Donizette
A série de lives integra as discussões sobre a Autorreforma do PSB e é promovida pelo Instituto Pensar, o site Socialismo Criativo e o Partido Socialista Brasileiro (PSB). O evento contará com a presença do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira; do presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli, e da integrante da direção da Juventude Socialista Brasileira (JSB) Juliene Silva. A mediação será feia por James Lewis.
Autorreforma do PSB e a revolução brasileira
Caio da Silva Prado Júnior foi um historiador, geógrafo, escritor, filósofo e político. Autor do livro “A revolução brasileira”, lançado em 1966, ele iniciou uma tradição historiográfica identificada com o marxismo, buscando uma explicação diferenciada da sociedade colonial brasileira.
“A teoria da revolução, para ser algo de efetivamente prático na condução dos fatos, será simplesmente – mas não simplisticamente – a interpretação da conjuntura presente e do processo histórico de que resulta. Processo esse que na sua projeção futura dará cabal resposta às questões pendentes. É nisso que consiste fundamentalmente o método dialético. Método de interpretação, e não receituário de fatos, dogma, enquadramento da evolução histórica dentro de esquemas abstratos preestabelecidos.”
Caio da Silva Prado Júnior
A live será transmitida pelo Facebook do PSB e do Socialismo Criativo. Já participaram do ciclo de debates o economista Luiz Gonzaga Belluzo, o geógrafo Elias Jabbour, o professor José Luiz Borges Horta e o socialista e ex-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Jonas Donizette.